| 2 ciclo. Atividade e Apadrinhamento – 5º ano. Testemunhos |

> Seara > | 2 ciclo. Atividade e Apadrinhamento – 5º ano. Testemunhos |

| 2 ciclo. Atividade e Apadrinhamento – 5º ano. Testemunhos |

O jardim

A beleza da construção de um jardim advém da perspetiva que dele fazemos no futuro. Fraco e exposto aos elementos naturais, o jardim parece indefeso. Lentamente, mas com solidez, as plantas crescerão e encherão de beleza aquele lugar. Necessitado de proteção passará a oferecer as suas sombras e cores a todos os que dele usufruírem.

No passado dia doze de setembro iniciámos, no segundo ciclo, uma nova fase do crescimento de muitas crianças. O grande objetivo é caminhar lado a lado nas descobertas e na formação de cada uma delas e se possível um belo “jardim”.

No dia catorze, o quinto ano, viveu um dia diferente: as crianças e os educadores conviveram, conheceram-se. Deixando o espaço escolar, deslocaram-se à Tapada das Necessidades para realizarem atividade lúdicas. Regressados à escola, debateram o tema do ano letivo e executaram graficamente a sua interpretação. O jantar reuniu todos no refeitório e a sobremesa foi um gostoso Flash Mome.  Na igreja e sob a notável dinamização dos elementos da Pastoral, formaram, em conjunto com os Pais, Encarregados de Educação e Educadores um estreito abraço de unidade.
Bom ano letivo!

 Frederico Pimenta | Diretor 2º ciclo


Assim e aqui, sou feliz

Avizinhava-se um dia caloroso, não só a nível de temperatura, como de sentimentos. Para muitos, uma escola nova, colegas novos, muitos professores… Via-se-lhes no olhar um misto de sensações. Uns riam, outros choravam e, para mim, foi enternecedor a forma como cada um, à sua maneira, se deu a conhecer e se integrou. A alegria que se vislumbrava nos seus sorrisos durante os jogos, na dança, tudo foi envolvente.

Terminei o dia com a certeza de que realmente escolhi a profissão certa. Olhar para aquelas crianças, ver o brilho no olhar de cada uma, a alegria a brotar dos seus sorrisos, deixou-me o coração aos pulos de alegria. Assim e aqui, sou feliz.

Tânia Figueiredo
| Professora 


Adorei o dia, foi um dia fantástico. Fui bem acolhida e apadrinhada. As atividades foram divertidas e trabalhámos em conjunto. Jantámos, rimos, cantámos e dançámos. A cerimónia seguinte foi muito bonita.

 Francisca Tropa | 5H


Gostei muito do acolhimento. Foi super ultra mega divertido. Adorei estar com a minha turma, principalmente conhecê-la. Também aproveitei para rever alguns colegas da minha antiga turma. Depois do jantar é que foi mesmo divertido. Então aquela dança feita pelo nosso professor de educação física foi fenomenal. 

 Joana Ratilal | 5H


Gostei muito da ida à Tapada das Necessidades. Fizemos muitos jogos divertidos. O meu jogo favorito foi o da teia. Obrigada Salesianos por aquele dia maravilhoso e por tudo o que planearam. 
Francisco Almeida | 5H


A minha opinião é que foi bom conhecer novos colegas

Leonor Vitorino
| 5B


Gostei muito do dia da Tapada das Necessidades, as atividades foram ótimas. Depois à noite gostei do jantar, a sobremesa estava TOP! Adorei aquele dia!

Vasco | 5B


Gostei muito do jogo da corda e do almoço. Também gostei da missa! Resumo: adorei!

 Manuel | 5B


Adorei ir! Foi superdivertido! Adorei as atividades! E dançar antes da missa também foi muito giro!

Luísa Baptista | 5B


Foi uma experiência incrível! Nunca fiquei numa escola até às 22h! Diverti-me muito!”

 Manuel | 5B


Sem voz

 No final do dia, já quase sem voz de tanta cantoria e conversa e com a energia apenas num nível residual, levei a certeza de que não foi apenas um dia alegre, mas o começo alegre e emocionante desta nova etapa que vamos fazer em conjunto. Foi um dia cheio. Muitas gargalhadas, energia, alegria. Momentos agitados, calmos, de entreajuda e reflexão. Um dia para as crianças se sentirem felizes e bem recebidas, preparando-se para os desafios que vão enfrentar este ano.

 Helena Martins | Professora 


Segue-nos…

O segundo ciclo acolheu, mais uma vez, com simplicidade e alegria as nove turmas que integram o novo quinto ano, proporcionando um dia especial a todos aqueles que contribuíram e participaram nas atividades desenvolvidas ao longo do dia catorze de setembro. 

Logo pela manhã, os alunos do quinto ano foram acarinhados pelos alunos mais velhos do sexto que se disponibilizaram para assumir o papel de “padrinhos” ou “madrinhas”, com o intuito de facilitar a integração no novo espaço escolar e afastar eventuais receios. 

De seguida, cada turma devidamente acompanhada pelo seu Diretor de Turma rumou até à Tapada das Necessidades, para que os laços criados se fortalecessem ainda mais. Neste sentido, e em plena harmonia com a Natureza, houve tempo para fazer novas amizades, jogar à bola, correr, saltar, partilhar múltiplas experiências e até “apadrinhar” uma árvore. 

Depois de incansáveis brincadeiras e do habitual registo fotográfico, os alunos regressaram ao colégio para aproveitar ao máximo o resto da tarde e deliciarem-se com o jantar da cantina.  

Pelas vinte e uma horas, a pastoral preparou a última atividade do dia que decorreu num ambiente sereno com a presença dos Educadores, dos Pais e Encarregados de Educação e do Diretor Pedagógico, Professor José Morais, no coração da nossa escola (a Igreja).

Recordando Dom Bosco, fez-se a “Boa-Noite” e o Pe. Luís Almeida juntamente com o Pe. Diretor, João Chaves encerraram o momento dando a bênção.
Foi, de facto, um dia memorável! 
Um bem-haja a todos os que fazem parte desta comunidade educativa.

Tânia Cachulo | Professora 


O dia do acantonamento foi diferente e muito bem passado!
Fiz novos amigos e gostei de realizar as várias atividades ao ar livre com os meus colegas.

Maria Isabel Carvalho | 5D


Adorei! Diverti-me a valer na Tapada das Necessidades com a minha nova turma.

Inês Vaz Pinto | 5D


Além das brincadeiras, reforçámos o espírito de união como turma e simbolizámos este dia, escolhendo uma árvore especial, à qual chamámos “Árvore do 5.ºD”.

Teresa Lacerda
| 5D


Gostei muito desse dia passado na companhia de muitos amigos e professores.

Duarte Fernandes
| 5D


O que me ficou desse dia foi o convívio entre todos.

Francisco Martins
| 5D


O 5º ano chegou à escola

O 5º ano chegou à escola. Chegou aos Salesianos de Lisboa. Chegou ao 2ºciclo dos Salesianos de Lisboa. Foram recebidos de forma carinhosa, divertida, através de um dia cheio de energia e alegria, dispersos por inúmeras atividades, jogos e momentos de convívio que ultrapassaram os muros da nossa escola. A Tapada das Necessidades foi “pequena” para albergar tanto movimento, tanta festa, toda ela protagonizada pelos alunos do 5ºano e pelos seus educadores que, com eles, colaboraram e acompanharam os seus primeiros passos “nestas andanças”. No colégio, procuraram construir ideias, ambições e objetivos de forma integrada e coletiva. Criaram laços e amizades. Disponibilizaram sorrisos e vontades. Realizaram as suas primeiras atividades como turma. Aquela turma onde irão crescer durante o seu percurso educativo. Houve tempo para tudo, incluindo um momento bonito com os Encarregados de Educação, denominado de “Boa Noite” que ocorreu depois de jantar, na nossa bela igreja. Assim, se chegou ao fim um dia repleto de emoções e vivências, aquelas que os farão crescer ao longo de mais um ano letivo. Assim, se recebeu os alunos do 5ºano. Assim, se procurou ser cada vez mais feliz.

Frederico Cruz | Professor 


No dia 14 de Setembro o quinto ano foi para a Tapada das Necessidades. Lá existiam muitos jogos e atividades para toda a turma realizar e todos adorámos a experiência. Conhecemos os colegas, estabelecemos amizades e fizemos contactos com todas as turmas. Foi um dia muito divertido. 

Constança Lemos | 5E 


A atividade na Tapada foi muito gira. Todos os jogos foram engraçados, mas o que adorei mais foi o jogo da teia. Adorei a parte onde nos conhecemos uns aos outros, com a ajuda da diretora de turma. Espero ser feliz neste 5ºano. 

Matilde Cerqueira | 5E


A atividade na Tapada das Necessidades foi uma excelente experiência para o início de ano. Foi enriquecedor conhecer os meus alunos de uma forma mais dinâmica e perceber como eles se sentiram felizes ao realizar os jogos tradicionais com a máxima distinção. Foi importante estabelecer os laços iniciais com a turma, e acima de tudo foi um dia recompensador, pois, contribuímos todos para um dia inesquecível na vida das nossas crianças. 

Sofia Lopes | Professora 


Um dia inesquecível

 Na sexta-feira, dia 14 de setembro, o 5. º ano teve um dia muito divertido e especial.
O dia começou com uma bela oração na igreja com todos os alunos de 5. º ano. Depois subimos para as salas de aula. Cada turma foi com o seu Diretor de turma. O nosso é o professor Luís Martins que também é professor de matemática. Aí ficámos até que chegaram os nossos padrinhos, alunos do 6. º ano turma I que nos deram a pulseira dos Salesianos e tiraram fotografias connosco.

 De seguida caminhámos até à tapada das Necessidades, onde fizemos vários jogos: do ovo, da corda, dos sacos e muitos mais. Foi divertido! Depois almoçamos. Este momento também foi especial pois estivemos a falar de muitos assuntos e ficámos a conhecer melhor os nossos colegas. Após o almoço continuamos a jogar até ao momento em que fomos tirar fotografias. Uma foi com todo o 5. º ano, a outra foi só da nossa turma.

Fiz muitos amigos!

 O dia continuou com o regresso ao colégio. Estivemos novamente na sala de aula e a brincar até à hora de jantar. O jantar estava muito bom. 
Depois de jantar fomos todos dançar. Foi mais um momento muito divertido.
Por fim rezámos na nossa bonita igreja na companhia dos professores, dos diretores e dos nossos pais.
Este dia foi inesquecível!

 Vasco Seruca Salgado | 5I 


Hoje, dia 14 de setembro, o dia do 5º I começou com a entrada dos alunos na sala de aula, depois tivemos a visita da turma do 6.º I para nos dizer e informar que eram os nossos padrinhos e madrinhas.

Entretanto, saímos da escola e seguimos para a tapada das necessidades.
No jardim tivemos oportunidade de jogar vários jogos tradicionais em equipa. Por volta das quatro da tarde estávamos de regresso à escola, para fazermos o projeto do brasão da turma.

No final da tarde, fomos jantar e por volta das nove da noite, entrámos na igreja onde tivemos a “Boa noite” com a presença dos Encarregados de Educação. Falámos da origem da “Boa noite” e rezámos várias orações. No final recebemos uma oração para rezar com a família e regressámos a casa.

 Mónica Bakker | 5I