A chegada do Natal é, para muitos, um turbilhão de emoções. Uns pelo excesso de presentes, outros pela falta deles. Uns pelo carinho a transbordar, outros pela escassez de afetos.
Foi nesse sentido que a turma do 6.º H, juntamente com o Solsal, organizou o projeto “És Missão, o 6.º H está contigo!” com o intuito de apadrinhar as crianças acompanhadas por este serviço de ação social ao longo deste ano letivo.
Aproveitou-se esta quadra natalícia para se iniciar o projeto, porque as emoções andam de braço dado com a generosidade e o coração está repleto de afetos para ofertar. Desta forma, na semana passada, a turma do 6.º H resolveu tornar o Natal dos seus afilhados mais colorido e acolhedor, criando laços de carinho com cada uma das crianças apoiadas por este serviço.
Com a ajuda da família, os alunos prepararam cabazes com diversos materiais escolares e fizeram-nos chegar aos respetivos afilhados. Durante esta partilha, acabaram por ser surpreendidos também pelos meninos do Solsal que os presentearam com estrelas decorativas como forma de agradecimento. Agora, essas mesmas estrelinhas moram na árvore de Natal da turma.
Com o culminar desta atividade, tive a oportunidade de conhecer os meus alunos noutro contexto, sentindo uma enorme alegria e satisfação ao constatar que há, em cada um deles, um coração puro que pulsa em prol do outro.
Espero que esta experiência não fique apenas por aqui e que a turma do 6.ºH continue a iluminar o caminho destas crianças.
Tânia Figueiredo | Professora
Obrigado 6ºH!
Foi com entusiasmo que o projeto “És Missão: O 6º H está Contigo!” foi acolhido por todos nós no SolSal. Os alunos desta turma, juntamente com a Prof.ª Tânia Figueiredo, iam apadrinhar algumas das crianças da nossa grande família SolSal, oferecendo a cada uma material escolar.
Quando soubemos, começámos logo a pensar: “De que forma poderemos nós agradecer este gesto tão solidário?”. Depressa nos unimos e fizemos lembranças para lhes oferecermos, como forma de agradecimento. Planeamos também uma atividade para realizarmos em conjunto, nos dias em que nos viessem visitar, e que criasse laços entre todos nós!
Finalmente, chegou a semana em que iriamos estar com o 6ºH! A timidez inicial foi rapidamente substituída pela alegria! Conhecemo-nos uns aos outros, partilhámos sonhos e histórias, trocámos sorrisos e abraços, abrimos com alegria os presentes que nos trouxeram e terminámos com a certeza de que o 6ºH ficará para sempre no nosso coração!
Diana Duarte ,13 anos | representante das crianças do SolSal
Diana Almeida | psicóloga do SolSal
Adorei à ida ao SolSal, acho que foi uma iniciativa excelente. Pensava que ia chegar ao SolSal e conhecer meninos diferentes, com muitos problemas e com muitas dificuldades económicas, portanto meninos tristes. Quando lá cheguei pude ver que eram crianças felizes, que passavam dificuldades, claro, mas naquele momento tinham um sorriso para nos dar. Também deu para perceber que no SolSal estas crianças encontram uma segunda família, uma segunda casa.
Foi uma experiência ótima e saí de lá feliz. Adorei e espero voltar.
Carlota Sousa Uva | 6.º H
A ida ao SolSal fez-me sentir bem comigo próprio. Senti que apesar de todas as dificuldades que aquelas crianças tenham, vivem felizes e divertidas.
Adorei ter conhecido o meu afilhado, o Cláudio, que é muito tímido, como eu, mas muito querido.
Vasco Carvalho | 6.º Hw
A atividade realizada foi muito enriquecedora. No ano passado fizemos, com a turma, troca de presentes, mas este ano o amigo secreto foi diferente, foi realizado com o objetivo de fazer o Natal um momento ainda mais feliz. Infelizmente, não pude conhecer a minha afilhada, mas noutra ocasião irei ao SolSal conhecê-la e brincar com ela.
Francisca Tropa | 6.ºH
Gostei do SolSal. Fez-me sentir bem e percebi que aquelas crianças também são felizes. Adorei a experiência, a ideia foi ótima, dar presentes aos que mais necessitam e não fazer o amigo secreto (entre nós, turma) porque já temos imensa coisa.
Senti que no SolSal havia amor.
Rita Garcia Fernandes 6.º H