| A Dignidade da Vida Humana – Formação EMRC |

> Seara > | A Dignidade da Vida Humana – Formação EMRC |

seara_18_10Nos dias 28 e 29 de janeiro, os educadores do nosso Departamento de Educação Moral e Religiosa Católica participaram no Fórum de EMRC 2017 que se realizou no Colégio Marista de Carcavelos. O tema da formação foi a «Dignidade da Vida Humana: Um Percurso em Construção numa Escola com Lu(cide)z».

A sessão de abertura contou com a presença de D. José Ornelas, Bispo de Setúbal, que agradeceu o trabalho dos professores de EMRC, reconhecendo que o trabalho de campo não é fácil, pois os temas que abordamos são complexos e não podem ser improvisados. Frisou que, mais que uma época em mudança, estamos a mudar de época, e que por isso temos que contrapor as questões de hoje com respostas atuais, e não com respostas de ontem. Perante as mudanças, a mensagem cristã tem a oportunidade de estar presente e de intervir no mundo; e a EMRC é uma oportunidade para transmitir essa mensagem, auxiliando na formação humana e ajudando no crescimento para a diversidade, para a tolerância e para a paz.

Perante esta mudança de época, a formação centrou-se nos temas da vida e da dignidade humana, tendo o Departamento de EMRC participado nas seguintes intervenções:

– «”Entre a Angústia e a Esperança”: uma leitura das condições da existência humana na contemporaneidade» (Américo Pereira)
– «Nobreza na Educação: caminhos virtuosos no (re)conhecimento da dignidade humana» (Helena Marujo)
– «Biotética: olhar a ciência, servir o Homem» (Vítor Coutinho)
– «O Respeito pela Dignidade do Corpo e a(s) Questões do Aborto» (Berta Catalão)
– «Viver o Teu Tempo de Morrer: uma responsabilidade e um privilégio humano!» (Filipe Almeida)
– «Mobilidade Humana: sonhos de profeta, pergunta de Deus» (Julieta Dias)
– «Da Hostilidade à Hospitalidade» (André Jorge)
– «Mercadoria Humana: exploração oculta, invisibilidade das vítimas» (Júlia Bacelar)
– «A Família no Contexto Atual: interpelações à visão cristã da vida» (José Eduardo Borges de Pinho)

Foi um tempo de formação que nos fez crescer e que nos sensibilizou e informou para as temáticas apresentadas. Fazer crescer os alunos na formação humana, passa por ajudá-los a olhar o mundo, procurando ver o que o prejudica e encontrando formas de o melhorar.

«Por vezes sentimos que aquilo que fazemos não é senão uma gota de água no mar. Mas o mar seria menor se lhe faltasse uma gota.» (Santa Teresa de Calcutá)

Manuel Carlos