| A jogar também se aprende! |

> Seara > | A jogar também se aprende! |

| A jogar também se aprende! |

A Matemática deve incentivar a curiosidade e desenvolver a capacidade do aluno formular e resolver problemas que contribuam para o seu desenvolvimento social e cultural. 

O professor tem um papel fundamental neste processo, devendo promover múltiplas experiências que permitam a reflexão dos alunos e a colocação de questões que lhes possibilitem a construção dessas mesmas noções. Desta forma, os alunos desenvolverão o seu poder matemático. 

A introdução dos jogos é fundamental para construir essas noções matemáticas e incentivar o gosto pela disciplina, pois estes permitem que os alunos aprendam a partir dos seus próprios erros e com os erros dos colegas. Além disso, possibilita o respeito pela diversidade, a aprendizagem de novos conteúdos matemáticos e desenvolve os processos psicológicos básicos necessários à aprendizagem dos conceitos matemáticos como a atenção, a concentração, a perceção, a estratégia, a memória e a resolução de problemas.

Neste sentido, ao longo do presente ano letivo, os professores de Matemática do Segundo Ciclo têm dado particular atenção a esta temática, promovendo diversas atividades lúdicas, no Pátio dos Números, dando ênfase aos seguintes jogos: Cães e Gatos, Rastos e Produto. 

Grupo de matemática | 2.º ciclo