Teresa Bonneville
Tudo começou em 2022 quando passámos para o terceiro ciclo e, de repente, nos sentimos mais “crescidos”. Era o nosso tão esperado 7.º ano que ia começar! Estávamos ansiosos para separar História de Geografia, para descobrir a Físico-Química, para iniciar uma nova língua, Francês ou Espanhol, que nos conduziria a uma aventura incrível e tão desejada por todos nós, a famosa viagem a Paris ou a Barcelona vivida pelos finalistas deste ciclo.
Mas voltando ao passado… Só não estávamos muito entusiasmados com as escadas intermináveis que nos levariam até ao sétimo ano…
Foi o primeiro ano de um calendário recheado de avaliações que nos deixou um pouco apreensivos, contudo, com calma, ajuda e orientação dos nossos professores, conseguimos enfrentar e superar esse novo desafio.
Ser “Bons Cristãos e Honestos Cidadãos” continuou a ser um objetivo, mas nem sempre percebemos o alcance de determinadas conversas, conselhos e até “dicas” dos nossos professores. A maturidade ainda não era muita…
Com base no lema “Levanta-te e Celebra”, semanalmente, ora na sala de aula ora na igreja, e com os bons dias que abrem portas para a nossa jornada diária, aprendemos a valorizar-nos enquanto pessoas e a nunca esquecer a presença de Deus na nossa vida.
Esse ano foi, assim, marcado por grandes mudanças e por algumas incertezas que foram surgindo com o passar do tempo.
E eis que chegámos, num piscar de olhos, ao oitavo ano.
Acreditávamos que seria bem mais fácil, pois o ciclo já não era uma novidade… Porém, muitas eram as vozes que nos recordavam o quão difícil seria este novo ano, talvez um dos mais complexos… E, na verdade, foi um ano que nos colocou à prova e nos levou ao limite. “Avançamos no Sonho” foi o lema de um ano de mais maturidade e de mais dedicação ao estudo. Um ano durante o qual precisámos de algum colo e consolo.
Finalmente, chegámos ao nono ano, somos finalistas não só do terceiro ciclo, mas também do ensino básico! E, com esse crescimento, uma nota importante: as escadas também foram diminuindo! Um dado significativo porque representa mais tempo de intervalo!
Com o lema “Avançamos na esperança! Confia”, acreditamos que as nossas escolhas para o Secundário são as mais acertadas e que seremos muito felizes por seguir o caminho que cada um foi traçando com dúvidas, receios, mas com a noção de que devemos confiar em nós e nos nossos sonhos.
Todavia, antes de dar esse próximo passo, ainda temos muito para viver e experienciar, inclusive passar pelas primeiras provas verdadeiramente importantes, as provas finais! No entanto, somos alunos dos Salesianos de Lisboa, o que significa ter professores que nos acompanham e ajudam, que estão sempre disponíveis, que nos fazem acreditar em nós e que não nos deixam baixar os braços!
Posto isto, chegou o momento de agradecer a todos, repito a TODOS os educadores deste ciclo. OBRIGADA pelo apoio no nosso percurso académico, pelas visitas de estudo (a Mérida, a Mafra, idas ao teatro, etc.), pelas representações teatrais, pelos concertos únicos e pelas festas de Natal que são sinónimo de união, colaboração e alegria!
Aos pais e restantes familiares, OBRIGADA! Obrigada por nos acompanharem e por estarem lá sempre que precisamos!
Todos juntos, conseguimos ir mais além e fazer a diferença!
Obrigada!