A voz dos antigos alunos: universitário

> Seara > A voz dos antigos alunos: universitário

Miguel Miranda

Exmos.
Diretor Pe. João Ramos,
Administrador Dr. Orlando Camacho,
Diretor Pedagógico Prof. José Morais,
Professores,
Assistentes educativos,
Pais,
Convidados e
Colegas!

Boa Tarde a todos! Que bom poder voltar a esta grande instituição! Ainda mais quando se trata de celebrar Valor e Excelência, mas não só. Hoje comemoramos muito mais do que isso, lembramos aquilo que considero ser a essência de um aluno salesiano, um estudante que ambiciona não só atingir bons resultados a nível escolar, mas realizar-se em muitas outras dimensões, um estudante que reúne valores tão importantes como o empenho, a solidariedade, o respeito, a honestidade, entre tantos, mas tantos outros que podia aqui enumerar!

Desde já, quero congratular todos os meus colegas que hoje são aqui premiados, mas também todos os outros que, mesmo não estando aqui presentes por não terem desta vez conseguido alcançar estas exigentes metas, ao longo deste último ano letivo deram sempre o seu melhor para superarem todo o tipo de adversidades! Orgulho, só pode ser o que cada um de nós que aqui é distinguido deve sentir, porque acreditem, o que aqui estamos a receber não se constrói de um dia para o outro, exige foco, determinação, caráter e muito tempo dedicado!

Apesar de nós próprios sermos detentores do mérito pelo que atingimos, nada disto poderia ser atingido sem o auxílio incansável de professores repletos de conhecimento para nos transmitir, mas também de muitos dos valores pelos quais estamos a ser premiados! Também os assistentes educativos, que para além de nos proporcionarem as condições para que possamos frequentar este colégio, fizeram muito mais do que isso, deles sempre pudemos esperar um conselho, uma palavra amiga, uma companhia, um gesto de afeto! Por fim, agradecer aos pais pelo apoio incansável que nos dão ao longo do nosso percurso escolar!

Quando me pediram para fazer este discurso enquanto ex-finalista, pensei de imediato em deixar algumas palavras sobre esta escola que me viu crescer ao longo de 8 anos. Muito teria certamente para dizer, mas apercebi-me que para conseguir realizar os muitos exercícios de álgebra propostos para esta semana, tinha de me focar em algo mais específico para vos transmitir. Pensei, portanto, falar brevemente sobre de que forma esta escola enriqueceu a minha vida! Assim, posso destacar algumas destas dimensões….

Primeiramente, adquiri diversos conhecimentos, uns que se estão a revelar muito úteis neste meu início de percurso como universitário, outros que o poderão ser algures no futuro, mas também aqueles que provavelmente não percebemos porque os adquirimos e que ficarão como espécie de cultura geral! De seguida, colecionei experiências que dificilmente as poderia ter vivido em qualquer outra escola, o que torna este percurso tão, mas tão especial. Poderia enumerar algumas que vivi na sequência da atividade escolar, mas também tantas outras que tive o privilégio de vivenciar em atividades ligadas ao colégio! Destaco, também as amizades que pude formar ao longo destes anos e que certamente, apesar dos diferentes percursos que a partir do final do ano letivo transato tomámos, irão continuar vivas! Finalizo esta linha de raciocínio com os valores fenomenais que esta escola me incutiu e que graças a todas as pessoas que dela fazem parte, me tornaram numa pessoa bem mais próxima do modelo de Dom Bosco para o aluno salesiano!

Não poderia terminar, sem deixar uma palavra a todos os meus colegas e amigos que estão a iniciar mais um ano escolar nesta instituição. A todos, incito a viverem ao máximo tudo o que vos proporcionem, uma vez que mais tarde ou mais cedo o vosso percurso nos Salesianos irá chegar ao fim e irão perceber que muitas das competências adquiridas vão ser essenciais ao longo da vossa vida! Para os que hoje foram premiados, continuem a fazer o vosso caminho com determinação para no próximo ano se encontrarem neste local de novo para receberem mais uma destas recompensas. Termino, parafraseando um destes magníficos educadores salesianos: “Quando deixamos de querer ser os melhores, deixamos de ser bons”.

Muito Obrigado, Salesianos! Até sempre!