| Abrir ouvidos…e coração! |

> Seara > | Abrir ouvidos…e coração! |

| Abrir ouvidos…e coração! |Podiam ter sido só os doze anos de escolaridade. O saldo teria sido já positivo. Há 15 anos, a sensação era (e ainda hoje é) a de que estava ao cuidado dos melhores educadores do mundo. Podia ter sido “só” isso, mas não: existiu o Musicentro.

Foram muitas as horas de aulas, de ensaios, de tomar contacto com “aquela” escala ou “aquele” acorde pela primeira vez, de descoberta de sons e suas naturais consequências: as emoções! Aqui aprendi a confiar no trabalho dos outros e a fazer com que confiassem no meu. Aqui aprendi a despender o tempo necessário para que todas aquelas “malhas”, “licks” e “solos” saíssem com o som certo e o mínimo de erro. Sim, porque ele (o erro) está sempre latente. Só podemos aprender a minimizá-lo e quiçá, virá-lo a nosso favor.

Impossível não salientar alguns veículos humanos fundamentais neste processo, como José Morais, Ricardo Pinto, Nené, ou António Neves da Silva. Para muitas audições me prepararam todos eles. Tantas, que cheguei a pensar se alguma vez sairia dos auditórios da escola para o mundo “lá fora”.

15 anos depois, e tendo atuado na maior parte das salas emblemáticas do país, ao lado de artistas como Rui Veloso, Áurea, Sara Tavares ou Mafalda Arnauth, concluo que todas essas horas de voo interno se afiguram como absolutamente fundamentais  no abrir das portas desse mundo exterior.

Hoje, cá dentro, do outro lado, o objetivo é aplicar uma espécie de “copy-paste” do que me transmitiram, a cada aluno, com a mais-valia de ter absorvido experiência com variados músicos por esse mundo fora, é certo, mas tendo a certeza de que o essencial me foi passado cá dentro: estamos aqui, educador e educando, para juntos aprendermos a abrir os ouvidos…e o coração! 

Guilherme Marinho | Professor de Guitarra do Musicentro