Atividade 5º ano
No dia 13 de setembro, o 2º ciclo, desenvolveu a atividade de acolhimento ao 5º ano. Dia inteiro de convívio entre todos os intervenientes do processo educativo. Mais que acolhimento, dá-se um abraço grande, repleto de constância e esperança no percurso da construção de projetos de vida. Mais que apadrinhamento, dá-se uma mão amiga para início de um novo ano letivo. O projeto educativo é antigo, mas o sorriso de D. Bosco é igual e o olhar coevo marca o coração.
Refletiu-se sobre o tema do ano e traduziu-se, graficamente, essa análise a nível individual e coletivo. Trocaram-se experiências e guardaram-se algumas recordações. Ficou a certeza de um maior conhecimento entre todos, tão importante para esta etapa do desenvolvimento da criança.
No final dos jogos, na Tapadas das Necessidades, o Senhor Padre João Chaves, Diretor da Obra Salesiana, esteve com os alunos com quem dialogou.
Neste dia, traçou-se um esquisso no belo e colorido desenho da felicidade pessoal.
Frederico Pimenta | Diretor do 2º ciclo
Dia 13 de setembro
Na última sexta-feira, o dia foi diferente e cansativo. Estava calor e passámos o dia todo fora do colégio. Depois de uma caminhada até à Tapada das Necessidades, procurámos uma sombra onde deixámos a mochilas e iniciámos as atividades. Tínhamos que participar em vários jogos.
Na nossa turma, gostámos mais do jogo das latas e da corda pois estávamos em competição uns com os outros. Mas, ao pensarmos no que pudemos aprender com cada uns dos jogos, descobrimos que cada um deles foi importante. Por exemplo, com o jogo da teia, aprendemos que é preciso confiarmos uns nos outros; com o jogo dos sacos, descobrimos que podemos criar diferentes estratégias para alcançar o mesmo objetivo; com o jogo dos copos, verificámos que devemos unir esforços quando trabalhamos em grupo; no jogo das latas, percebemos que nos devemos concentrar e não sermos precipitados, pois quando atirávamos a bola sem nos prepararmos bem, não conseguíamos acertar em nada e, com o jogo da corda, aprendemos que a união faz a força!
Depois de tanta diversão e alguma sede, voltámos ao colégio pelo mesmo caminho e concluímos algumas atividades com fichas que nos permitiram conhecer um pouco melhor os nossos colegas de turma. Foi um dia cheio e divertido!
A turma do 5 A
Eu gostei do dia. O jogo que menos gostei foi o dos sacos e o que eu gostei mais foi o das latas. Gostei imenso do jogo do para-quedas e adorei almoçar com os meus colegas!
Ingrid | 5B
Gostei imenso de termos conseguido trabalhar em equipa e também de termos sido uma turma unida!
Matilde | 5B
Gostei muito do dia, apesar de ter sido muito cansativo; gostei de conhecer mais os meus colegas. O meu jogo preferido foi o do para-quedas!
Alice | 5B
Gostei muito do dia, gostei de todos os jogos e gostei de ficar a conhecer melhor a minha turma, através da “ficha” que fizemos!
João Antunes 5B
Adorei o dia, apesar de estar muito calor. O jogo em que eu me diverti mais foi o para-quedas.
Carolina | 5B
Gostei muito da caminhada, gostei de todos os jogos, mas o que eu mais gostei foi o das latas! Diverti-me muito!
José Maria | 5B
No dia 13 de dezembro, os alunos do 5.º ano foram ao Jardim da Tapada das Necessidades.
Foi um dia cheio de jogos e brincadeiras divertidas. Até fizemos uma canção sobre a nossa turma! Depois, almoçámos todos juntos e ainda tirámos uma fotografia de grupo. Foi um dia muito divertido, que serviu para aprendermos a trabalhar em equipa e para nos conhecermos melhor. Foi um dia incrível, que nunca iremos esquecer.
Os alunos do 5 C
Nós fomos ao Jardim do Palácio das Necessidades, com o objetivo de nos conhecermos melhor. Fizemos muitos jogos e foi muito divertido.
José, Isabel e Samuel | 5ºG
Hoje, o 5º ano, foi ao Jardim do Palácio das Necessidades com o objetivo de conhecermos um pouco melhor os novos colegas da turma. No parque fizemos vários jogos em equipa, para aprendermos a trabalhar em conjunto. Os nossos jogos favoritos foram: jogo da água e o paraquedas. Foi muito divertido!”
Afonso Pereira e Diogo Borges | 5ºG
No dia 13 deste mês, tivemos oportunidade de passar o dia, não só com os colegas da nossa nova turma do segundo ciclo, mas também, com todos os outros colegas do quinto ano. Fomos todos a pé até à Tapada das Necessidades. Turma a turma e acompanhados pelos diretores de turma, por outros professores e pelos senhores agentes da Escola Segura.
Passámos o dia a realizar várias atividades que possibilitaram o convívio entre todos. Uma delas foi a aranha e conseguimos suportar todos juntos um dos nossos colegas. Almoçámos juntos e partilhámos batatas fritas e outras iguarias. O tempo passou a correr e voltámos para a escola cansados, mas mais ricos porque o dia proporcionou novos amigos e um grande convívio. Foi muito agradável este dia.
Os alunos do 5ºD
A turma do 5.º E revelou-se bastante contente com o dia do acolhimento. Comentaram que se divertiram bastante, que foi um dia importante, pois fizeram novas amizades, unindo mais a turma.
“O meu dia foi bom e aprendi que trabalhar em grupo é importante. Conheci melhor cada pessoa e foi divertido. O jogo que gostei mais foi o da corda”
Pedro Guerreiro | 5ºE
“Eu gostei muito do dia, porque fiz muitos amigos, adorei os jogos que joguei, adorei tudo. Fiz melhores amigas, experimentei jogos que nunca joguei, por exemplo: jogo do paraquedas, o jogo dos cacos e muitos mais. Eu adorei tudo”
Alice Ferreira | 5ºE
A turma do 5.º F chegou cansada, mas com muita pena pelo dia ter acabado. Comentaram que foi uma atividade muito importante para começar o ano, pois tiveram oportunidade para se conhecerem melhor.
“Eu acho que as atividades de hoje foram bastante engraçadas. Gostei muito muito da iniciativa para este dia, que foi divertidíssimo. Acho que vai correr muito bem todo o ano letivo com estes professores muito queridos, pelo menos até agora. Também gostei muito das atividades como por exemplo: puxar a corda; atirar às latas; o jogo do paraquedas; o do copos e o dos sacos. Gostei muito e façam outro dia igual a este.”
Gonçalo Spratley | 5º F
“Eu gostei muito desta atividade porque foi uma coisa diferente, conheci mais colegas e não só, conheci mais professores e professoras. Fizemos vários jogos e o que mais gostei foi o jogo das latas.”
Francisco Viana | 5º F
“Eu gosto dos novos colegas e dos novos professores. O que eu gostei mais hoje foi o jogo dos sacos e o jogo do paraquedas. Gostei de me divertir com os meus colegas e amigos” Carolina Nunes | 5º F
No passado dia 13, os alunos do 5º ano do 2º Ciclo dos Salesianos de Lisboa deslocaram-se, acompanhados dos seus educadores, ao jardim da Tapada das Necessidades, onde passaram um dia diferente. A alegria esteve no ar e sentia-se bem presente o convívio, a partilha, a cumplicidade e, talvez, o início de grandes amizades, nas diferentes atividades que naquele espaço foram decorrendo.
No final do dia, as crianças traziam no olhar a satisfação de um dia pleno, de coração cheio. A prová-lo, ouviam-se frases como:
– “Já??? Não podemos ficar mais um pouco? Vá lá…”;
– “O para-quedas foi muita louco… podemos repetir só mais uma vez?” Foi um dia em cheio!
Os alunos do 5º H