Na quarta-feira, dia 27 de fevereiro de 2019, demos início ao que viríamos a chamar uma das melhores viagens da nossa vida. Os alunos do nono ano da disciplina de Francês compareceram no aeroporto a seguir a uma impaciente manhã de aulas e, por volta das 18h partimos para Paris. Ao chegarmos, dirigimo-nos para o hotel íbis, onde ficaríamos durante 5 dias.
De manhã, após uma noite agitada e bastante divertida (digamos assim), dirigimo-nos ao museu D’orsay, onde observámos varias obras de famosos pintores. Fomos depois a La Défense, acompanhados por uma senhora, a guia que nos explicava a história dos monumentos pelos quais passávamos. Separámo-nos para almoçar no centro comercial, onde convivemos e pudemos fazer algumas compras.
Seguimos de autocarro para a Basilic do Sacré-Cœur, onde à saída, ao descermos a enorme escadaria, apanhámos uma grande chuvada. De seguida fomos à Place du Tertre em Montmartre. Tivemos cerca de 2h para passear pelo bairro vendo a vista da cidade e as pequenas lojas que vendiam, algumas comida, outras lembranças.
Jantámos no Hard Rock Café e tivemos depois uma visita guiada noturna no autocarro pela cidade de Paris, parando nos sítios mais importantes como a Torre Eiffel que, de noite, é ainda mais bonita.
Na sexta-feira, após o pequeno-almoço, fomos até à Disneyland, onde tivemos a oportunidade de desfrutar com os amigos dos dois grandes parques, incrivelmente decorados e repletos de atrações divertidíssimas.
No final do dia, todos se reuniram junto ao castelo para observar o magnifico fogo-de-artifício e, depois de cantarmos músicas portuguesas à porta do restaurante onde íamos jantar, demos inicio à refeição com música ao vivo que animou a noite e permitiu que os alunos se divertissem muito ao som dos acordes do grupo.
No dia seguinte fomos ao Musée du Louvre, onde almoçámos e à Cathédral de Notre Dame. À tarde subimos à Torre Eiffel onde pudemos ter uma vista panorâmica da cidade de Paris. Alguns desceram a pé, outros de elevador.
De noite, jantámos luxuosamente no Bateaux – Parisiens que navegava pelo rio Sena.
No domingo, dia 3 de março visitámos o Stade de France, onde Portugal se sagrou Campeão da Europa. O almoço foi num restaurante perto do Arco do Triunfo. De seguida passeámos pelos Champs Elysées, onde também fizemos algumas compras.
Ao final da tarde, dirigimo-nos para aeroporto. Ao aguardarmos que a porta de embarque abrisse, o professor Diogo aproveitou-se de um piano que estava na sala para compor um pequeno momento musical, no qual os alunos cantaram, entre outras, a música “amar pelos dois”.
Esta viagem foi marcada por muitos momentos únicos vividos entre colegas. Em Paris estivemos não só como turma, mas como escola, e foi de facto uma experiência inesquecível na qual consegui tornar-me mais próxima dos meus colegas e conhecer novas pessoas.
Falo por todos, quando deixo um gigante agradecimento a todos os professores que tomaram parte desta viagem, porque foram eles que a tornaram tão especial e divertida.
Sofia Gomes | 9.º E