“Caminhos e horizontes”: sessões de partilha de experiências com profissionais na área das Artes Visuais – Inês Zenha e Divine Southgate Smith – Festa de São José:
Na passada terça-feira, a turma do 11.º ano do curso de artes visuais, os ‘Mansinhos’, tiveram a oportunidade de conversar com a Inês Zenha, uma antiga aluna deste curso.
A Inês aceitou o convite para falar um pouco sobre a sua experiência após o secundário e trouxe consigo a sua amiga e colega de trabalho Divine Southgate Smith, com a qual fez a faculdade e trabalha atualmente.
A Inês frequentou o curso de artes visuais nos Salesianos de Lisboa e ao terminar o secundário frequentou um ‘foundation course’ (curso de um ano que alberga as várias áreas de artes visuais). Foi então aceite na Universidade de Saint Martins, onde estudou na área de 2D (pintura, fotografia…).
Após terminar o curso, juntou um grupo de artistas plásticos com o objetivo de se entreajudarem na realização de projetos e exposições. O grupo decidiu, há cerca de um ano, mudar-se para Lisboa para poderem tirar proveito do ritmo de vida mais lento relativamente a Londres, e para poderem explorar as experiências culturais que a cidade tem para oferecer.
Após uma breve apresentação pela parte das duas convidadas sobre a sua experiência académica e profissional, a turma teve a oportunidade de tirar dúvidas com as duas artistas, que giraram maioritariamente em torno de como foi o processo para entrar na faculdade, qual a experiência de viver em Londres como aluna e dicas sobre como usarmos o mundo digital em nosso favor em termos académicos e profissionais.
A atividade foi extremamente produtiva visto que esclareceu bastante os alunos quanto ao que devem evitar e naquilo que devem investir para poderem obter sucesso no futuro. Mas mais do que uma apresentação e uma sessão de dúvidas, o que aconteceu foi um diálogo honesto entre alunos e profissionais, completamente transparente sobre a realidade do futuro
Margarida Almeida |11A1
Aulas de Artes Visuais aos alunos do 1.º Ciclo
No âmbito da semana das artes, foi-nos proposto, aos alunos do 11A1, realizar uma atividade com turmas do primeiro ciclo. O objetivo era proporcionar-lhes um momento de diversão através de atividades pensadas por nós. Para isso fomos divididos em grupos, cada um encarregue de uma turma por ano.
Foi uma experiência bastante divertida e educativa, tanto para nós como para eles. Os alunos do primeiro ciclo mostraram-se muito entusiasmados com as várias atividades e também muito recetivos ao uso de novos materiais e à aprendizagem de formas novas de desenhar e pensar.
Nós sentimo-nos muito bem recebidos e acolhidos pelos alunos e pudemos observar que eles aprenderam rápido os exercícios e foram bastante criativos nos seus trabalhos. Para além disso, vale a pena elogiar o bom comportamento de todas as turmas e também a boa disposição, prontidão e simpatia tanto dos alunos como dos professores.
Concluindo, foram momentos muito bem passados em que pudemos conviver e divertir-nos com os alunos do primeiro ciclo. Todos nós adorámos a experiência e esperamos repeti-la no futuro, com atividades diferentes.
Joana Carvalho e Matilde Laires | 11A1
Workshop de Cianotipia
Na passada quarta-feira, 13 de março, realizou-se um workshop de cianotipia com a ajuda dos professores do curso de artes juntamente com dois profissionais especializados, Magda Fernandes e José Domingos.
A cianotipia é um processo de impressão fotográfica em tons azuis. O efeito final depende da exposição à luz ultravioleta, que altera a cor das partes expostas, tornando-as azuis, deixando a branco as partes cobertas.
No workshop foram utilizados desenhos, folhas, flores e outros materiais, de forma a criar impressões originais e criativas, com a participação dos alunos do 11.º ano do curso de artes visuais.
Vasco Fernandes | 11A1
Sobre a Exposição
Ter um trabalho em exposição foi uma experiência que nunca esquecerei até ao fim dos meus dias. Ao chegar à escola todos os dias, ao ver os meus colegas a observar, e até mesmo a elogiar o meu trabalho, sentia uma enorme satisfação pessoal e via que todas as dificuldades por que passei, todas as vezes que tive de refazer o meu trabalho, todos os esboços que fiz e todos os dias que passei a treinar a minha técnica, valeram a pena.
Para concluir, adorei ter um trabalho meu em exposição e fiquei motivado para melhorar a técnica e qualidade dos meus trabalhos.
Francisco Caramês | 9H
Sobre a Workshop Arte Urbana
A experiência de grafitti da semana das artes foi bastante dinâmica e educativa. Os professores conseguiram juntar arte com diversão, o que fez desta atividade algo bastante interessante e divertido.
Lourenço Farinha | 10A1
Sobre a Apresentação Curso Artes 9.º ano
A arte é o que fica, o que permanece, porque retrata as comunidades e épocas e a sua diversidade e heterogeneidade. Penso que nesta escola saímos preparados para marcar o nosso tempo e para explorar os caminhos que aqui nos são abertos.
Pedro Arez Teixeira | 9H
A apresentação do curso de artes foi sem dúvida a mais esclarecedora. Não só nos deram uma impressão de como é ser aluno de artes, mas também nos incentivaram a escolher a área que mais gostamos e nos faz felizes. Abriu-nos os horizontes, apresentando da melhor maneira o que é na sua essência, Artes.
Matilde Coutinho, Marta Rosas e Inês Almeida | 9E
Apresentação do filme “Aires Mateus – Matéria em Avesso”, do realizador Henrique Pina
O filme do Henrique Pina foi uma excelente experiência e na minha opinião teve um enorme interesse para todos nós porque foi uma ótima forma de aprendermos com tão talentosos ex-alunos como é o Henrique. O filme foi muito cativante e tinha como principal função mostrar as obras do Arquiteto Aires Mateus. Desta forma , acho que a visita do Henrique Pina teve um enorme interesse para todos os que tiveram a oportunidade de lá estar e aprender um pouco mais com ele e com todo o seu conhecimento sobre cinema.
Afonso Silvano | 11A1