Assembleias de turma: a voz dos alunos do 2.º ciclo

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Direção do 2º ciclo No final, ficou a certeza de que as assembleias de turma podem desempenhar um papel crucial na construção de um ambiente escolar saudável e na promoção do desenvolvimento pessoal e interpessoal dos alunos. As ideias e propostas apresentadas tiveram tanto de criativo como também de uma atitude consciente, responsável e participativa, contribuindo para uma cidadania ativa, envolvendo toda a comunidade escolar. No passado dia 31 de outubro, na festa da Santidade Juvenil, foram reunidas 16 assembleias de turma, tendo ficado a mediação e orientação dos trabalhos a cargo do respetivo Diretor de Turma. Mais tarde, delegados e subdelegados de cada turma, psicólogos e professores de ensino especial do Departamento de Psicologia e Necessidades Educativas, coordenação de ciclo e direção de ciclo reuniram no Espaço Delta, num fórum onde foram partilhadas algumas preocupações, mas, acima de tudo, propostas de melhoria em diferentes áreas da vida escolar. No final, ficou a certeza de que as assembleias de turma podem desempenhar um papel crucial na construção de um ambiente escolar saudável e na promoção do desenvolvimento pessoal e interpessoal dos alunos. As ideias e propostas apresentadas tiveram tanto de criativo como também de uma atitude consciente, responsável e participativa, contribuindo para uma cidadania ativa, envolvendo toda a comunidade escolar. Como preocupações, destaca-se o isolamento de alguns colegas no pátio, o desrespeito pela diferença individual, algum excesso de TPC, ou, curiosamente (ou não…), o uso excessivo do telemóvel. Como sugestões, ficaram ideias como a realização de jogos tradicionais nos intervalos e na hora do almoço, a criação de clubes de leitura, entre outras atividades. Fundamental será, naturalmente, que a escola, em breve, faça um balanço da operacionalização de algumas das propostas apresentadas, e volte a ouvir os mesmos intervenientes, para que estes sintam que a sua participação conta. A justificar a pertinência da realização destes momentos, destacam-se os seguintes pontos: 1. Participação ativa dos alunos: as assembleias de turma proporcionam um espaço onde os alunos têm a oportunidade de expressar suas opiniões e preocupações, promovendo a participação ativa dos estudantes na vida escolar e o desenvolvimento de competências importantes, como a comunicação, o respeito pelas opiniões dos outros e o valor da democracia. O envolvimento dos alunos nas decisões que os afetam diretamente pode ajudar a criar um sentido de pertença à comunidade escolar. 2. Resolução de problemas: muitas vezes, os alunos enfrentam desafios que afetam a sua experiência na escola. Problemas de convivência, questões académicas, preocupações com a segurança, entre outros, foram abordados durante as assembleias de turma. Este espaço permite que os estudantes identifiquem problemas e trabalhem juntos para encontrar soluções, incentivando o pensamento crítico e a resolução de conflitos. 3. Promoção da responsabilidade: ao serem parte do processo de tomada de decisões, os alunos podem aprender sobre a importância da responsabilidade pessoal. Há um entendimento de que as suas ações têm consequências e que devem assumir a responsabilidade dos seus atos, contribuindo, assim, para o desenvolvimento de cidadãos conscientes e comprometidos com o bem-estar da comunidade. 4. Informação e transparência: as assembleias de turma também podem servir como um meio de comunicação entre alunos, professores e a direção escolar. É uma oportunidade para partilhar informações sobre eventos escolares, mudanças nas políticas e procedimentos; além de ser um canal de comunicação aberto para todas as partes envolvidas. Todos estes aspetos foram relevantes para educação cívica dos nossos alunos e um estímulo para uma ação futura e participativa na sociedade. A Direção do 2.º Ciclo