Alunos de Espanhol
Na semana passada, de 8 a 12 de abril, a turma do 9ºF teve a incrível oportunidade de desfrutar de uma inesquecível viagem a Barcelona, organizada pela disciplina de Espanhol. Durante esses dias, visitámos diversos pontos turísticos, como a famosa Sagrada Família, a belíssima Igreja do Sagrado Coração de Jesus, o impressionante edifício La Pedrera, o imponente Palau de la Música Catalana e a familiar residência salesiana Martì Codolar. No penúltimo dia, tivemos oportunidade de experimentar um grande nível de adrenalina no PortAventura e na Ferrari Land. Lá, desfrutámos de diversas atrações, entre as quais se destaca a famosa Red Force, a montanha-russa mais alta e mais rápida da Europa.
Os alunos finalistas do 3.º ciclo esperaram ansiosamente por esta viagem durante três anos. Tanto os estudantes de Espanhol como os de Francês podem garantir que não ficaram desapontados. A turma do 9° F não podia deixar de agradecer ao professor Jorge Neto e à nossa diretora de turma, a professora Carla Rodrigues, por nos acompanharem nesta linda aventura, bem como a todos os alunos e restantes professores por tornarem esta viagem ainda mais especial. Por fim, despedimo–nos deste ciclo com muitas memórias e amigos para o resto da vida, e com a certeza de que fomos muito felizes. Obrigado e até sempre!
Inês Pinto, Sebastião Bernardes e Leonor Nascimento 9.ºF
Esta viagem foi memorável por várias razões! Estivemos com os nossos amigos, vimos lugares e pessoas novas, criámos memórias e conhecemos uma nova versão dos nossos professores.
A nossa viagem começou no dia 8 de abril! Neste dia, depois do almoço, fomos de avião até Barcelona (para alguns foi a primeira viagem de avião!) e fizemos check-in no nosso hotel. Era no dia seguinte que começavam as atividades!
No primeiro dia, já em Barcelona, fomos ao Palau de la Música Catalana – que foi um dos sítios mais bonitos que visitámos! Fomos ainda ao Aquarium e também passeámos pelas Ramblas, onde fizemos algumas compras e lanchámos. Tivemos ainda oportunidade de fazer um passeio de barco e jantámos no Hard Rock Café.
No segundo dia, começámos por subir ao Monte Tibidabo e, no topo deste monte, visitámos o Templo Expiatório del Sagrado Corazón de Jesús. Neste templo, houve um guia que nos contou um pouco da história e depois tivemos a oportunidade de subir ao topo do templo e tirar umas belas fotos! Depois do almoço, fomos visitar o monumento mais carismático da cidade de Barcelona, que ainda está em construção: a Sagrada Família, ainda mais bela e impactante ao vivo! A construção da Sagrada Família começou a 19 de março de 1882! A nossa guia explicou-nos que um dos lados da Sagrada Família representa a morte de Jesus – o lado que tem a maior parte dos vidros pintados de vermelho e laranja – e o outro lado representa a vida – aquele que tem os vidros pintados de verde e azul. Mas não é só: na Sagrada Família, também pudemos ver a representação de uma tartaruga marítima, que está virada para o lado do mar da cidade, e uma tartaruga terrestre, que está virada para o lado montanhoso da cidade. Incrível! No fim do dia, fomos jantar ao Pueblo Espanyol, onde nos foi demonstrado um pouco do que é o flamenco espanhol.
No terceiro dia, fomos ao PortAventura! Para muitos de nós, foi, sem dúvida, o melhor dia, pois pudemos fazer o que quisemos e andar em todas as diversões e montanhas-russas! No final do dia, ainda jantámos no parque Ferrari.
No último dia da nossa estadia em Barcelona, visitámos La Pedrera e depois fomos passear pelo Parque Güell! Este último foi financiado por Güell – um dos mais ricos de toda a Espanha! – e foi criado para que as pessoas mais ricas de Barcelona e de Espanha pudessem ter um sítio mais sossegado para estarem. Como, na altura, Gaudí era já um grande artista, Güell decidiu dar-lhe carta branca para criar um espaço em comunhão com a Natureza… Assim, tudo o que já existia continuou a existir e Gaudí adaptou-se, criando três casas (uma para ele, outra para Güell, que passou a ser uma escola, e outra para umafamília rica da cidade). Depois da visita ao parque Güell, fizemos um passeio de teleférico pela cidade de Barcelona e, de seguida, fomos para o aeroporto.
Resumindo, esta viagem foi muito boa para todos, proporcionou-nos experiências únicas, histórias engraçadas e permitiu-nos criar memórias e maiores laços de amizade entre nós, turma do 9G.
Diogo Selavisa e Sofia Lomba, 9.ºG
Esta visita a Barcelona deu-se durante cinco dias, de 8 a 12 de abril, sendo o primeiro apenas para a viagem de avião e a chegada ao hotel. Para nós, esta viagem foi fantástica, muitíssimo bem planeada e, sem dúvida, inesquecível.
A viagem incluía visitas a variados lugares, como monumentos históricos, praças conhecidas, parques e edifícios com um valor arquitetónico enorme. As nossas expectativas eram altas, com entusiasmo e nervosismo à mistura, mas a visita excedeu-as pela positiva!
Visitámos lugares como a Sagrada Família, com certeza o monumento mais bonito que já conhecemos, o Palácio da Música Catalã, a La Pedrera e o Parque Güell, obras de Gaudí, e ruas como as Ramblas, o Bairro Gótico e a Praça da Catalunha. Além disso, fizemos um passeio de barco pelo porto, andámos de teleférico, passámos um dia inesquecível no PortAventura e assistimos a um espetáculo de flamenco.
Todos estes lugares nos ofereceram diferentes e novas experiências culturais relativamente à arquitetura, gastronomia, língua e muito mais.
Concluindo, esta viagem proporcionou-nos uma semana incrível, cheia de diversão e alegria, e permitiu-nos contactar com a cultura espanhola e catalã. Nunca nos esqueceremos desta oportunidade que nos foi dada e queremos agradecer aos professores, especialmente à nossa DT, professora Ana Sofia Pires, e ao nosso professor de Espanhol, professor Nuno Santos.
Carolina Sanches e Matilde Santos, 9.ºH