A apresentação do Bom Dia, por cada uma das turmas, é sempre um momento de grande ansiedade e alegria vivido por todos os colegas, educadores e familiares dos alunos de um determinado ano.
É sempre um momento de partilha único. Um momento de edificação e de comunhão dos valores que D. Bosco preconizou e continua a preconizar através dos Salesianos.
A representação da turma do 5.º I mostrou como João Bosco agia com o colega Jonas e como construiu uma amizade duradoura e verdadeira.
De seguida, a turma propôs uma reflexão sobre a verdadeira alegria. No final, chegou-se à conclusão que este sentimento nasce do relacionamento com o outro, da forma como nos disponibilizamos a acolher quem nos rodeia e a ajudar quem precisa.
No final, a turma desafiou todo o 5.º ano a ter a mesma atitude que João Bosco teve com Jonas.
Uma Casa de D. Bosco é uma Escola de amizade.
Uma casa onde a amizade se constrói na sala, no pátio e na igreja com Jesus.
O desafio está lançado.
Cabe a cada um de nós, acolhê-lo e seguir o nosso coração.
Luís Martins | Professor
O meu primeiro “Bom Dia de Turma” no segundo ciclo: “O Valor da Amizade”
Tudo começou na aula de Música quando o professor nos disse que íamos começar a ensaiar a música “Let It Be” para o Bom Dia da nossa turma. Ficámos entusiasmados e curiosos!
Depois, em certa aula de Matemática, soubemos que íamos contar a história da amizade entre Dom Bosco e Jonas. Começámos por dividir os papéis para ver quem é que tinha mais jeito para representar, para ler, etc.
Finalmente, começámos a ensaiar e estávamos a ir muito bem! Só tínhamos de ler mais devagar ou esperar que os “atores” estivessem nas suas posições, nada de muito complicado.
Estava a ficar tudo perfeito, até que, no grande dia, um dos “atores” faltou e tivemos de o substituir. Acabou por não ser muito difícil porque, como trabalhámos em equipa, havia colegas que sabiam o que fazer.
Quando chegou a hora, todos trouxemos o que tínhamos de trazer e não houve enganos! Correu tudo muito bem!
Depois do Bom Dia, toda a gente nos deu os parabéns e acho que conseguimos transmitir o VALOR DA AMIZADE.
Martim Lopes | 5I
No bom dia de terça-feira, senti-me mais próxima de Jesus.
A ideia principal do Bom Dia foi mostrar um episódio da vida de D. Bosco que nos mostrasse como ele era amigo.
Com este projeto aprendemos que devemos ser uma turma unida e que nos devemos ajudar uns aos outros.
Beatriz Calado | 5I
No Bom Dia, senti-me um pouco nervosa e entusiasmada. A Igreja estava cheia, tremi porque tive medo de errar, mas correu tudo bem.
Gostei muito.
Mariana Bernardes | 5I
No início do Bom Dia senti-me um bocadinho nervosa porque ia ser a primeira apresentação do 5.º ano. O bom dia correu muito bem e no final senti-me muito feliz com o nosso projeto.
Margarida Fidalgo | 5I
Na minha opinião, o nosso Bom dia foi um sucesso. Todos sabiam o seu papel, quando falar e tivemos um ótimo coro. Acredito que conseguimos transmitir o que queríamos.
Os nossos colegas gostaram muito do bom dia, porque a turma recebeu muitos elogios.
O trabalho de equipa não faltou e todos nos empenhamos bastante e as ajudas do Diretor de turma, Luís Martins e do professor de música, Hugo Novo foram muito importantes.
Fiquei muito feliz porque todos os colegas nos deram os parabéns.
Daniela Xu | 5I