Canguru da matemática sem fronteiras 2025

> Seara > Canguru da matemática sem fronteiras 2025

Lourenço Silva e Salvador Dias

O Desafio “Canguru da Matemática Sem Fronteiras 2025” decorreu no dia 20 de março, reunindo milhares de estudantes do Ensino Básico e Secundário, em Portugal, e em mais de 80 países. Este concurso internacional tem como objetivo estimular o interesse pela Matemática e desenvolver o raciocínio lógico dos alunos de uma forma divertida e desafiadora.

Organizado, em Portugal, pelo Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra, com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática, o evento contou com a participação de alunos do 2.º ano do Ensino Básico ao 12.º ano do Ensino Secundário. As provas foram divididas em diferentes níveis de dificuldade, com questões de escolha múltipla que exigiam criatividade e pensamento estratégico.

Todos os anos, o número de participantes tem aumentado em Portugal. O concurso visa incentivar o estudo da Matemática de forma lúdica e descomplicada. O formato do desafio permite que alunos de todas as idades testem as suas habilidades matemáticas sem a pressão de competições tradicionais, promovendo o gosto pela Matemática.

A participação no “Canguru Matemático” é uma excelente oportunidade para os estudantes aprimorarem as suas competências e desenvolverem diferentes estratégias de raciocínio.

Na nossa escola, os alunos do 2.º ciclo realizaram o concurso, no dia 27 de março, após as aulas. Mais de 80 alunos, dos 5.º e 6.º anos, aceitaram o desafio, aventuraram-se durante 90 minutos e testaram o seu raciocínio.

Agora é aguardar os resultados e esperar pelo próximo concurso que será em 2026.

No dia 27 de março, reunimo-nos com os nossos colegas no pórtico e subimos para irmos realizar o concurso “Canguru Matemático”. Do nosso ponto de vista, a prova era muito interessante, mas poderia ter tido mais problemas com cálculos.

Os problemas eram engraçados e puxavam pelo nosso raciocínio. O problema 15 levava-nos a estabelecer relações entre vários números. O problema mais desafiante foi o 22 que exigia um pensamento mais prático e isso fez-nos pensar bastante. Foi uma tarde diferente e onde nos colocámos à prova. Divirtam-se!
Lourenço Duarte Francisco Silva | 6H

Na passada quinta-feira, dia 27 de março, realizou-se a prova “Canguru Matemático”.
Apesar de associarmos, muitas vezes, os testes de Matemática a este tipo de provas a associação fica por aí. As provas do canguru são bem diferentes de um teste, pois são mais divertidas.

Este tipo de provas mostra que a Matemática pode ser muito desafiante e divertida. A prova não tem a ver com um conteúdo que damos na aula, mas sim com desafios mais ou menos difíceis. A prova tem 24 exercícios de diferentes graus de complexidade. Existem oito exercícios de 3 pontos, oito de 4 pontos, e 8 de 5 pontos. Todos as questões são de escola múltipla e quem acertar em todas as questões atinge uma pontuação de 120 pontos. Em caso de dúvida, o melhor é não responder, porque uma resposta errada desconta um quarto dos pontos da questão. Se não responderes não serás penalizado, mas, infelizmente, também não somas pontos.

Na prova muitos foram os alunos que aceitaram o desafio e foi bem divertido. Para este ano, já não há mais, mas podes participar no próximo ano.
Não tenhas medo e desafia-te!
Salvador Dias | 6F