| Canguru Matemático Sem Fronteiras |

> Seara > | Canguru Matemático Sem Fronteiras |

| Canguru Matemático Sem Fronteiras |

Peter O’Halloran, no início da década de 80, inventou um novo tipo de jogo nas escolas australianas. O jogo era composto por questões de escolha múltipla e era jogado e corrigido por computador. Foi um enorme sucesso!

Em 1991, dois professores franceses (André Deledicq e Jean Pierre Boudine) decidiram iniciar a competição na França com o nome de “Canguru” (“Kangourou”, em Francês) para homenagear os seus amigos australianos. 

A primeira edição foi um tremendo sucesso com cerca de 120 mil participantes, atraindo a atenção dos outros países. Em 1994, a competição estendeu-se a outros países: Bielorrússia , Hungria, Holanda, Polônia, Romênia, Rússia e Espanha. Ainda nesse ano, em Estrasburgo, no Conselho Europeu, a Assembleia Geral dos representantes de 10 países europeus decidiram a criação do “Canguru Matemático Sem Fronteiras”.

Portugal participou pela primeira vez, em 2005, no “Canguru Matemático Sem Fronteiras” e desde os primeiros anos tem sido um grande sucesso (ver gráfico).

Atualmente, a associação conta com representantes de 47 países e mais de 6 milhões de participantes em todo o mundo. O concurso consiste numa única prova: não existe nenhuma seleção prévia nem existe uma prova final. Existem 8 Categorias, de acordo com as idades dos alunos: Mini-Escolar nível I (2.º ano de escolaridade), Mini-Escolar nível II (3.º ano de escolaridade), Mini-Escolar nível III (4.º ano de escolaridade), Escolar (5.º e 6.º anos de escolaridade), Benjamim (7.º e 8.º anos de escolaridade), Cadete (9.º ano de escolaridade), Júnior (10.º e 11.º anos de escolaridade) e Estudante (12.º ano de escolaridade). A prova consiste num questionário de escolha múltipla de várias questões de dificuldade crescente.

Em Portugal, a organização deste concurso está a cargo do Departamento de Matemática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra com o apoio da Sociedade Portuguesa de Matemática.
O Concurso “Canguru Matemático” contribui para a popularização e promoção da matemática nos jovens. O Concurso é para TODOS os alunos e tem os seguintes objetivos:
– estimular o gosto e o estudo pela Matemática;
– atrair os alunos que têm receio da disciplina de Matemática, permitindo que estes descubram o lado lúdico da disciplina;
– tentar que os alunos se divirtam a resolver questões matemáticas e percebam que conseguir resolver os problemas propostos é uma conquista pessoal muito recompensadora;
– aumentar todos os anos o número de participantes no concurso a nível nacional e tentar atingir as cotas de participação de outros países.

A adesão dos alunos a este concurso também tem sido muito positiva e interessante. Este ano contou com a participação dos três ciclos. Os alunos consideram as questões diferentes e divertidas.

Luís Martins | Professor de Matemática do 2.º Ciclo


A atividade do canguru matemático foi muito gira, interessante e divertida. 
As perguntas eram bastante engraçadas. Quando entrei, pensei que iria ser difícil, mas ao longo da atividade mudei de opinião, achando-a muito interessante. 
Assim, a matemática é divertida!
Gostei mesmo muito e espero que haja mais cangurus para participar. 

Juliana Quaresma | 5.º H