Celebração de Natal do Ensino Secundário

> Seara > Celebração de Natal do Ensino Secundário

seara-09-natal

A celebração de Natal 2019 do secundário foi um momento bonito partilhado por todos os alunos do ciclo.

Todos se juntaram para celebrar o nascimento do filho de Deus num colégio onde os valores católicos são partilhados por todos em comunidade.

Esta celebração é recorrente em todos os anos e parece que fica cada vez mais bonita. O respeito pela celebração é partilhado por todos e o objetivo é fazer os alunos entrarem num momento de festa e num espírito natalício!

Penso que esta celebração é importante porque leva os alunos a pensarem e refletirem sobre as ações deste ano e preparar para melhorar no ano que vem. Assim sendo, penso que esta celebração deve continuar pois é bastante importante para os alunos católicos e não católicos dos Salesianos de Lisboa.

Duarte Roquette | 10.º E2

Na celebração de natal da passada quarta-feira foi-nos apresentada uma perspetiva diferente do Natal, mais emocional e menos material. Emocional no ponto em que o padre João Chaves abordou o natal de uma forma mais de união entre os cidadãos de toda a sociedade, não só cristãos. Convidou-nos a olhar para o presépio e contemplá-lo não sós mas acompanhados de alguém, por exemplo da família.

Através de uma atividade em que participaram alunos do secundário foram levados, elemento a elemento, as figuras do presépio. Por fim, na altura que seria esperado que o menino Jesus aparecesse no presépio nada foi lá colocado, levando-nos a refletir sobre o consumismo do Natal que por vezes leva ao esquecimento do principal: o menino Jesus.  Em suma, esta celebração leva-nos a refletir sobre a perspetiva mais emocional e menos material que devemos adotar neste natal, para que esta época seja de maior união e harmonia entre todos.

Sebastião Saraiva 10 | º E2

A celebração de natal foi um momento harmonioso e divertido que nos mostrou a importância do Natal em vários sentidos. Os alunos do secundário, à medida que iam montando o presépio ao longo da celebração, ia sendo explicado o sentido de cada figura que o compõe, fazendo-nos perceber de forma clara e dinâmica esta figura tão importante do Natal que é o presépio.

Guilherme Del Maso | 12E1

Na quarta-feira dia 11 de dezembro, o secundário juntou-se na igreja para uma breve, mas bonita, celebração de Natal. Apesar dos habituais momentos de agitação iniciais, houve uma enorme sensação de família e união em torno das palavras que nos transmitiram, independentemente dos nossos credos ou crenças.

Na celebração, foi lentamente construído um presépio, algo que associamos às nossas famílias e, desta forma, a quem nos rodeia nesta escola. Por fim, o Padre João Chaves deixou-nos um lindíssimo discurso que, mais do que ouvido, foi aceite por todos os nossos corações: temos que ir, contemplar e, eventualmente, partir do presépio e do que representa. É assim o verdadeiro Natal, o nascer de nova esperança em nós. É uma hipótese de ser melhor: por nós e pelos outros. Um Santo e Feliz Natal!

Clara Cruz | 12T1

Na passada quarta-feira, dia 11, pelas 10:30, reuniram-se na nossa igreja os alunos do Ensino Secundário e os respetivos docentes para participarem na habitual Celebração de Natal. No decurso da mesma, os alunos foram construindo o presépio com todas as figuras, deixando a figura de destaque, ou seja, o menino Jesus, para último.   

Durante a homilia, fomos todos convidados pelo nosso Diretor, Pe. João Chaves, a “ir”, “comtemplar” e “partir”. De acordo com o desafio proposto pelo Papa Francisco, também cada um de nós, neste Natal, deverá levantar-se do sofá, ir contemplar Jesus no presépio e depois partir ao encontro do amigo, irmão ou desconhecido. 
Um dos momentos da celebração que, atrevo-me a dizer, não deixou ninguém indiferente, foi quando o Pe. João nos convidou a ajoelhar diante do menino Jesus, tão lindo e sorridente, de braços abertos, sempre pronto a escutar-nos, e a colocar nas suas mãos as nossas inquietudes, pedindo-lhe ajuda para aliviar o nosso sofrimento e satisfazer os nossos pedidos.

Obrigada a todos os que contribuíram para este momento de partilha, reflexão e convívio nesta quadra natalícia. Votos de um Santo e Feliz Natal para todos!

Fátima Pinto | Professora