| Cinco razões, cinco regras |

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Cinco razões pelas quais a mudança não resultou:  

1. O seu propósito não era suficientemente convincente – o staff não o sentiu seu e não o podia reproduzir de cor por palavras suas.
2. Não a desenvolveu corretamente. Não estavam envolvidos todos os agentes educativos. 
3. Não começou a usá-la imediatamente – os valores, a missão e as crenças não se tornaram parte de todas as decisões e ações.
4. Não alinhou as pessoas – algum pessoal encarou o plano estratégico como opcional e não como o modo como todos devem agir.
5. Não alinhou a sua organização – o sistema não mudou de acordo com a nova visão, mas permaneceu o status quo.

Cinco regras para uma mudança bem sucedida:

1. As pessoas necessitam de uma razão convincente para mudar.
2. As pessoas precisam de sentir a mudança como sua.
3. As pessoas precisam de ver que os seus líderes quererem de facto a mudança.
4. As pessoas precisam de ter uma imagem correta daquilo a que a mudança se assemelhará para elas pessoalmente.
5. As pessoas precisam de apoio organizacional na mudança.

Adaptado de Why Change Doesn’t Happen and How to Make Sure it Does, de C.Schwahn e W. Spady, 1998, Educational Lidership, (55, pp. 45-47).