| Conciliar escola e atividades |

> Seara > | Conciliar escola e atividades |

| Conciliar escola e atividades |“Como conciliar a escola com as atividades extracurriculares?
 
Eu frequento o 12° ano nos Salesianos de Lisboa, porém, simultaneamente também pratico ginástica rítmica. Mas como é que consigo conciliar estas atividades? Ora é bastante fácil, porém trabalhoso.

 O meu dia a dia resume-se a: começar as aulas às 8h e acabar às 13h (pois estou no 12° ano como já tinha dito), depois vem o estudo e à noite a ginástica. Como podem ver, o meu dia é bastante preenchido, no entanto, ainda consigo ter tempo para estar com os amigos.

Contudo, para quem frequenta o 11°ano ou 3°ciclo, por exemplo, onde as aulas acabam às 16h , também pode seguir estes conselhos, pois eu também estive desde os meus 4 anos até aos 16 anos na ginástica de competição. Isto significa que tinha todos os dias treinos com duração de 5 horas por dia, acompanhados de diversas competições e, mesmo assim tinha tempo para tudo.

Por um lado, para sermos bem-sucedidos devemos fazer um calendário de forma a organizar cada dia, visto que, desta maneira, conseguimos ver o que vamos estudar a cada dia e a sua respetiva duração. Tendo um calendário bem planeado, sentimo-nos como se tivéssemos uma “obrigação psicológica”, ou seja, se nós fizemos aquele planeamento, então temos o dever de o cumprir, não admitindo exceções, pois isso poderia atrasar o estudo.

Por outro lado, devemos aproveitar todas os pequenos momentos em que estivermos livres para estudar, como por exemplo nos intervalos durante as aulas ou quando estamos no autocarro. Já durante as aulas, se estivermos atentos, será muito mais fácil estudar , pois conseguimos absorver e perceber a informação na aula e depois é só rever a matéria, sem dificuldade.

Com isto, conseguimos estudar, fazer atividades e também estar com os amigos, porque a escola também serve para estar com eles. No entanto, não devemos exceder o tempo de estudo porque todo o ser humano necessita de descansar, tudo tem de ser comedido.
Nada é impossível, basta querer e acreditar! “

Beatriz Gomes | 12E1