| Conselhos de uma velha professora… |

> Seara > | Conselhos de uma velha professora… |

11Conselhos de uma velha professora a quem começa agora a ser professor

Tenho uma ligeira sensação de que já publiquei estas minhas ideias algures no tempo. Mas, com gente nova a entrar agora para a docência, atrevo-me a voltar a apresenta-las a quem as quiser ler. Há uma obra de Robert D. Ramsey, “501 Dicas para Professores”, publicado pela Replicação, que gosto de abrir, numa página qualquer, e ler. Faço-o quase sempre com um sorriso e aquele menear de cabeça que significa “é isto mesmo!” Embora, como tudo, se vá desatualizando, ainda a aconselho a jovens Professores.

Ora, sem querer plagiar a referida obra, que tem como subtítulo ” Ideias, estratégias e sugestões devidamente testadas”, eu gostaria de pedir, humildemente, autorização para que me deixassem também apresentar alguns conselhos e sugestões. Vamos a isto, embora, para não cansar, tenha que dividir as minhas ideias em dois textos:

1. Por favor, vá para Professor por gosto e vocação. Nenhuma licenciatura fará de si, de per si, um bom Professor. Além de que será, certamente, um ser humano infeliz, o que se repercutirá nos seus alunos.

2. Seja otimista – as coisas podem sempre correr melhor do que nós pensámos.

3. Seja franco – se estiver doente ou mal disposto, seja sincero e diga aos seus alunos que tem os seus próprios problemas e espera que eles não compliquem. Os jovens podem ser muito generosos.

4. Seja cordial: cumprimente os seus alunos ao entrar, despeça-se quando sai, deseje bom fim-de-semana nas aulas de sexta-feira, peça o que tiver que pedir por favor e não se esqueça de agradecer.

5. Seja amável. Sorria, mas seja firme, se for caso disso. Não siga aquele velho conselho de “não mostrar os dentes até ao Natal”.

6. Ensinar e aprender é Trabalho, mas não é uma expiação. Não precisa de usar muito “folclore” mas lembre-se de que já lá vai o tempo do “magister dixit”. Veja o que a sua Escola tem ou pode vir a ter para tornar as suas aulas mais interessantes.

7. Faça os possíveis por mostrar que aquilo que ensina tem utilidade e, por favor, nunca menospreze a importância da sua disciplina.

8. Lembre-se de que um Professor é sempre Professor de Português. Use o registo de língua adequado à situação de aula e tenha um cuidado extremo naquilo que escreve.

9. Cultive-se – tudo avança e se modifica a alta velocidade, especialmente no campo do conhecimento. Não se deixe ficar para trás. Atualize-se continuamente. O lema agora é “aprender ao longo da vida”.

10. Por favor, não considere que a sua disciplina é a mais importante de todas e nunca, mas nunca, faça qualquer referência de menos consideração por qualquer outra disciplina.

11. Não comente as aulas, atitudes ou estratégias dos seus Colegas. No entanto, se lhe parecer que algo de grave se está a passar, não ignore. Fale, discretamente, com o Director de Turma para ver o que se passa.

12. Lembre-se de que a sua disciplina tem de interagir com as outras. Promova reuniões com outros professores e não julgue que as interações só podem ocorrer em disciplinas afins. Se aprofundar esta ideia, não lhe faltarão surpresas.

13. Do mesmo modo, utilize linguagem adequada e não permita o uso de termos grosseiros ou indelicados perto de si.

14. Lembre-se de que não é apenas Professor dentro da sala de aula. Também o é nos corredores, no bufete, no refeitório, no recreio. Aja sempre como tal e não finja que não vê coisas que não permitiria na sua sala de aulas.

Maria do Carmo Cruz