| Desafios da escola |

> Seara > | Desafios da escola |

Desafios da escolaO verbo aprender conjuga-se diariamente nas nossas escolas; tendemos, no entanto, a esquecer que este verbo não suporta o imperativo. Considerando que a motivação não é algo que os pais possam colocar diariamente na mochila dos seus filhos, espera-se dos professores a competência e sabedoria necessárias para que a escola se torne cada vez mais um lugar de prazer e não de sofrer. Um lugar de encanto e de encontro. Um lugar de inspiração e de descoberta. Um lugar de “cumplicidades e convivialidades”. 
Perante uma escolarização obrigatória até aos dezoito anos, pouco tempo resta às crianças e aos jovens para fazerem algo que não é ditado pela escola. É, por isso, deveras importante, que aquilo que se aprende e como se aprende faça sentido para os alunos. Para a vida. A falta de motivação e a indisciplina, quando existem, são muitas vezes manifestações dessa ausência de sentido, dessa grande insatisfação e desilusão. “De que é que as pessoas realmente precisam? Claro que comida, água e abrigo são as necessidades básicas, mas as pessoas têm outras com níveis mais elevados, tais como a necessidade de serem apreciadas, respeitadas, valorizadas, incentivadas, encorajadas, ouvidas.” (Hunter, 2013: 19)
Já existem escolas para todos. Mas essas escolas, os alunos que nelas habitam e os seus contextos são realidades muito diferentes. Uma vez que o mesmo para todos não é o melhor para cada um, o grande desafio é agora a educação de cada um, pois nem todos os alunos possuem as mesmas inteligências. Proporcionar o mesmo a todos, do mesmo modo, no mesmo tempo e no mesmo espaço, é condição geradora de enormes injustiças e desigualdades. Eis um grande desafio para as escolas e para um profissionalismo docente que se quer mais colaborativo e interativo.

 José Morais | Diretor Pedagógico