Dislexia
Sim, é bonito, mas onde estão as rodas? — perguntou o pequeno Albert quando viu pela primeira vez Maja, a sua irmã recém-nascida.
Na escola, o rapaz demorava tanto tempo a pensar antes de responder que os professores rapidamente se irritavam. Diz-se que tinha dificuldades de leitura, de escrita e de concentração, o que levou a que muitos nele identificassem a dislexia.
O seu sobrenome era Einstein. Em 1919 tornou-se mundialmente famoso devido ao reconhecimento científico da sua Teoria da Relatividade e em 1921 recebeu o prémio Nobel da Física.
Adaptado de Querido Professor Einstein
Edições ASA
Alunos de inteligência normal, ou até acima da média em determinados campos do saber, poderão ficar presos num quadro de dificuldade de leitura, que poderá ensombrar a sua vida académica e social. É importante conhecer melhor o que é a dislexia, para identificá-la precocemente e aprender a lidar com esta dificuldade específica de aprendizagem.
QUESTÕES FREQUENTES
O que é a dislexia?
É uma perturbação na aprendizagem da leitura e da escrita, que gera dificuldades de distinção ou memorização de letras ou grupos de letras e problemas na ordenação de frases. A criança com dislexia apresenta dificuldades em organizar as palavras num código verbal.
Quando poderá ser detetada?
Aos 4-6 anos pode já detetar-se alguns indicadores primários da futura dislexia. A deteção precoce afigura- se muito importante para a prevenção dos efeitos de uma dislexia futura.
Ao nível do pré-escolar
Problemas articulatórios;
Pobreza de vocabulário;
Dificuldades na compreensão verbal;
Dificuldades na perceção de cores, formas, tamanhos, posições.
Problemas na atenção.
Dificuldade em aprender rimas e canções.
Falta de interesse por livros impressos.
Escolar
Dificuldades na aquisição e automatização da leitura e da escrita.
Confusão entre letras, sílabas ou palavras com grafias semelhantes.
Exs.: a, o – h, n.
Confusão entre letras que representam sons acusticamente semelhantes, como d-t, c-q.
Inversão de sílabas.
Desatenção e dispersão.
Dificuldade em copiar do quadro.
Confusão entre direita/esquerda.
Dificuldade em decorar sequências.
Que tipo de apoio necessita uma criança com dislexia?
Os sintomas atrás indicados podem, por si só, indicar apenas um distúrbio de aprendizagem. Para diagnosticar a dislexia deverá procurar-se ajuda profissional.
Conselhos fundamentais para a vida escolar e doméstica
Os pais deverão respeitar a individualidade da criança e reforçar os seus pequenos êxitos.
Pode surgir com frequência um sentimento de tristeza e de auto-culpabilização, podendo o seu filho apresentar uma atitude depressiva diante das suas dificuldades. A perturbação na leitura e o frequente insucesso escolar podem prejudicar gravemente a auto-estima do jovem. Torna-se, por isso, muito importante perceber a sua situação e incentivá-lo.
A leitura em voz alta pode ajudar a criança com dislexia
Em casa, os pais poderão ler as instruções das questões em voz alta, ajudando a criança a perceber melhor o que se pretende com determinada atividade. A leitura de contos também ajuda a desenvolver as capacidades de leitura e escrita do seu filho.
É imprescindível motivar o seu filho
Estas crianças revelam frequentemente falta de atenção. O grande esforço intelectual que têm de despender para superar as dificuldades de perceção causa alguma fadiga, que, por sua vez, influencia a estabilidade do seu comportamento. Estabeleça critérios concretos em relação às capacidades reais do seu filho.
Adeque os objetivos de determinado projeto às capacidades da criança.
Avalie os seus progressos em função das melhorias registadas desde a fase inicial do trabalho.
Repita a informação. Devido aos frequentes problemas de distração dos jovens com dislexia, convém repetir a informação, para assegurar que ela é compreendida.
Dê-lhes tempo para acabar as tarefas
Uma das grandes frustrações relaciona-se com a dificuldade que estas crianças têm em terminar as tarefas. Deste modo, com mais tempo, o seu filho tenderá a ficar mais motivado e mais confiante nas suas próprias capacidades.
Os pais não se podem esquecer de que o seu filho tem uma dificuldade específica de aprendizagem, que pode afetar alguns aspetos do seu dia-a-dia. Ficam aqui algumas destas limitações, para que nelas possam agir a atenção e a compreensão.
Conhecendo-as, pais e filhos, poderão enfrentar melhor esta situação:
• confusões com as horas do dia;
• enganos acerca dos lugares onde a criança guarda as suas coisas;
• tendência para a desordem;
• distrações quanto aos horários.
Algumas estratégias que poderão ajudar estas crianças
• Reconto de histórias simples.
• Recitação de pequenos poemas.
• Execução de ordens simples, como o levantar do pé/mão esquerda/direita, para desenvolver a lateralidade.
• Realização de exercícios para distinção de letras – p/q; b/d; m/n.
• Resposta a perguntas sobre o horário escolar.
• Treinos de leitura.
A dislexia e a avaliação
No processo de avaliação da criança disléxica, é aconselhável pôr a tónica na oralidade, uma vez que é o domínio em que ela tem mais sucesso. Isto não implica, contudo, que não se deva verificar a avaliação escrita. Neste caso, porém, os erros não deverão ser motivo de penalização, uma vez que são característicos da própria dislexia.
J M A