Alunos do ensino secundário No contexto da semana de EMRC, os alunos foram convidados a pensar uns instantes a relação e importância da disciplina ao longo do seu crescimento enquanto pessoas, alunos cidadãos.
O desafio foi olharem os anos passados em sintonia com os conteúdos específicos de “Moral” experienciando questões éticas, morais e religiosas do ponto de vista de quem recebe (e também dá tanto!). Curioso ver os olhos a sorrirem quando relembram os anos passados e aqueles que os têm vindo a marcar neste percurso! Eis algumas das suas palavras sobre a relação com a disciplina, com o transcendente e com o mundo: A EMRC e eu. Uma relação de 8 anos. A minha realidade de pôr pela primeira vez o pé 36 e de suaves 10 anos dentro de um mundo novo foi amenizada pelas histórias que o meu irmão me contava. Havia, na história de um mundo de anões com livros a gigantes com bolas de basket, uma disciplina de cavalo branco e armadura, que no meio da confusão do dia a dia, era a âncora do sentido, era o porto longe da tempestade. Eu negava. Não podia haver uma disciplina de pequenos a crescidos que não fosse complicada e trabalhosa. Mas, de facto, não há outra forma de descrever. Durante 8 anos, EMRC foi a disciplina que nos deixava respirar. Durante 8 anos, EMRC foi a disciplina que nos ensinou valores. Durante 8 anos, EMRC foi a disciplina que nos abria as portas ao transcendente. E, principalmente, durante 8 anos, os professores de EMRC deram-nos força e uma amizade preocupada. É inegável que, para mim, a professora Tânia Brites ou Mónica Henriques, ou o professor Max e o irmão Manuel Carlos foram os professores que, dando-nos tempo para estudar ou trabalhar em situações de pânico, ou vendo filmes e a brincar aprender, subtil e discretamente, participaram ativamente na criação dos nossos ideais, nos defenderam e protegeram dos dragões e ogres que nos atingiam. Deram-nos a conhecer melhor, semana após semana, um amigo de sempre para sempre. Por EMRC, saio a saber mais, de coração cheio. Sara Figueira | 12.º T3 A EMRC e eu. Uma relação de 7 anos. A minha primeira aula de moral foi só no quinto ano. Apesar de desdeo primeiro ao quarto ter andado numa escola católica, não me lembro de ter moral, só mesmo catequese com uma senhora simpática que nos ensinava, e até nos fazia ler, a Bíblia. Portanto, quando cá cheguei, nem sabia o que era a disciplina. Sorte a minha que apanhei a professora Tânia Brites quando cheguei. Foi uma professora que me suportou muito e quero agradecer imenso. Da mesma forma quero agradecer ao professor Maximino também me ter dado suporte ao longo do terceiro ciclo. Nos meus últimos anos aqui no colégio a minha relação com a disciplina manteve-se. Quero simplesmente agradecer também ao professor Manuel Carlos e à professora Mónica por me terem aturado. Um obrigado pelo impacto e suporte que me deram. Vasco Pereira | 12.º T3 A EMRC e eu. Uma relação de 11 anos. A disciplina EMRC esteve sempre presente na minha vida, visto que estou no 11° e ando cá desde o 1°, são 11 anos de contacto com esta disciplina que sempre me acrescentou tanto. Inconscientemente nos primeiros anos nesta escola, obviamente, sem perceber passaram-me bons valores e inúmeras vezes o famoso filme de D. Bosco, com uma espetacular dobragem brasileira. Assim, descobri e aprendi sobre o santo que fundou os salesianos, isto é, conheci um exemplo de alguém que chegou a Deus através da santidade e Nossa Senhora. Com isto, cheguei ao secundário cheia de dúvidas e perdida. Não estou a dizer que moral curou as minhas crises, mas chegava à escola, não consigo explicar, guiava-me e fazia-me sair da confusão da vida. Nestas aulas percebia que nada sei sobre a minha religião, desde história, milagres e muito mais. E isto deve-se muito à professora Monica Henriques, aprendi tanto nestes dois anos! Sempre nos ensinou tanto e com tanta paixão no que fala! Admiro imenso a sua fé. É alguém em que vejo Deus (o que não é muito comum). Já estou a divagar… mas queria dizer que com todos os problemas que tinha, a disciplina de EMRC, mas em especial a professora, sempre foi um sitio onde me sentia mais conectada com Deus, era uma mão de ajuda nas confusões da vida e um sitio que me trazia Deus ao meu dia-a-dia. Francisca Cardim | 11.º T4 EMRC despertou-me o interesse para temas mais religiosos e espirituais, decerto que aumentou o meu conhecimento acerca destes. A disponibilidade para discutir temas fora da igreja cristã, e entrar noutros da mesma importância espiritual, como o budismo enquanto modo de viver, hinduísmo como religião e outros como o islamismo, etc. Não só fizeram com que começasse a minha caminhada para alcançar o melhor de mim, enquanto pessoa e ser humano, como com que prossiga nesta até ao fim. Complementaram ainda o meu ideal acerca da importância de todas as religiões e dos seus ensinamentos, enquanto sabedoria para colocar em prática no meu dia-a-dia. Obrigado por tudo, Miguel Cabral | 12.º E3 A EMRC e Eu, uma relação de 12 anos. EMRC para mim foi uma disciplina que me ajudou não só na fé mas também no dia a dia. Na fé porque me ajudou a perceber certos conceitos religiosos e também a aprender novos que não sabia. E no dia a dia pois foi uma disciplina que me ajudou a ter um tempo para pensar/refletir sobre de tudo um pouco. Acho que EMRC e uma disciplina que é importante para o aluno não só na fé mas também com outras coisas. Aluno anónimo A EMRC e Eu, uma relação de 12 anos. As aulas de moral ao longo dos últimos 12 anos foram uma experiência extremamente positiva. Aprendi a compreender e respeitar diferentes perspetivas, a tomar decisões éticas e a lidar com desafios morais no dia a dia. Também debatemos questões sociais relevantes, despertando uma consciência cívica e o desejo de contribuir para um mundo mais justo. Essas aulas moldaram a minha visão do mundo e capacitaram-me como cidadão responsável. Gostava de agradecer do fundo do coração a todos professores que me passaram esses conhecimentos. Henrique Ferreira | 12.º T3 A EMRC e Eu, uma relação de 12 anos. Ao longo dos últimos 12 anos, tive o privilégio de participar na disciplina de Educação Moral e Religiosa Católica (EMRC) como parte integrante do meu percurso educativo. Essa disciplina desempenhou um papel fundamental no meu desenvolvimento moral e espiritual, proporcionando-me uma base sólida de valores e princípios que orientam a minha vida até hoje. A EMRC não foi apenas mais uma disciplina no meu currículo educativo, mas sim um espaço onde pude refletir, questionar e explorar questões fundamentais relacionadas à religião, ética e virtude. Desde os primeiros anos nas Oficinas de São José até ao presente, como finalista dos Salesianos de Lisboa, esta disciplina proporcionou-me um espaço de diálogo aberto e seguro, onde pude conhecer e compreender melhor os ensinamentos e os valores da tradição católica. Durante as aulas de EMRC, aprendemos sobre os princípios da moral religiosa, como o amor ao próximo, a justiça, a compaixão e o respeito pela dignidade humana. Através de histórias bíblicas, parábolas, discussões em grupo e experiências culturais em turma (um nome mais bonitinho para “ver filmes”), fui incentivado a aplicar esses princípios à minha vida quotidiana, a tomar decisões conscientes e a agir de acordo com os valores que abraço. A disciplina de Educação Moral também me proporcionou a oportunidade de explorar a minha identidade religiosa e espiritual. Durante os anos de adolescência, tive a liberdade de questionar, debater e encontrar o meu próprio caminho de fé dentro do contexto do catolicismo. Houve dúvidas, claro. Acho que é normal. Mas através de todos os altos e baixos, o espaço seguro da disciplina foi uma constante que me permitiu aprender e salvaguardar os meus valores. Os professores de EMRC desempenharam um papel essencial nesse processo, apoiando-me e encorajando-me a buscar respostas às minhas dúvidas e a desenvolver uma relação pessoal com Deus. Além disso, a disciplina de EMRC promoveu o diálogo inter-religioso e o respeito pela diversidade religiosa. Através de aulas dinâmicas, tive a oportunidade de conhecer outras tradições religiosas. Isso permitiu-me ampliar os meus horizontes, aprofundar a minha compreensão sobre outras crenças e a desenvolver uma postura de respeito e tolerância em relação aos outros. Hoje, olhando para trás, percebo que a minha relação de 12 anos com a disciplina de EMRC foi extremamente enriquecedora e impactante. Através dela, adquiri não apenas conhecimentos teóricos, mas também qualidades e deveres que posso aplicar na prática para lidar com questões morais e éticas no meu dia-a-dia. Além disso, a EMRC ajudou-me a cultivar uma consciência crítica, a tomar decisões informadas e a agir de forma responsável e compassiva em relação aos outros. Assim, reconheço a importância da disciplina de EMRC na minha formação como pessoa e na construção do meu caráter. Sou grato pelos ensinamentos recebidos e pelos momentos de reflexão que essa disciplina proporcionou ao longo dos últimos 12 anos. A educação moral e religiosa católica tornou-se parte integrante da minha identidade e continuará a influenciar as minhas escolhas, ações e relacionamentos ao longo da minha vida. Estou convencido de que a base sólida que adquiri através da EMRC será um farol que me guiará no confronto com desafios morais e éticos que encontrarei no futuro. Mais do que isso, a Educação Moral foi uma disciplina confortante e um porto de abrigo espiritual nas semanas mais difíceis, onde pude sempre aliviar o que me incomodava nas questões de fé. Termino esta disciplina com muitas saudades antecipadas, apesar de saber que a influência que teve em mim jamais vai desaparecer. Agora faz parte de mim e de todos. Francisco Caldas | 12.º T3 Eu e EMRC: uma relação com 11 anos. EMRC é sobretudo uma disciplina que nos ajuda a sermos boas pessoas, humildes e generosas, que nos punha muitas vezes a refletir sobre as nossas escolhas e a nossa vida. Para além disso, é também um momento de descontração e de conversação que nos traz conhecimento sobre o mundo, tanto social como religioso. Através desta disciplina aprendi valores importantíssimos que aplicarei para o resto da vida. Apesar de por vezes parecer uma brincadeira, tudo tem um significado, todos os filmes e trabalhos têm aprendizagens intrínsecas que devemos sempre reter. Muito obrigado EMRC! António Matias | 11.º T4 Eu e EMRC: uma relação com 7 anos. A sigla EMRC significa Educação Moral Religiosa e Católica, abordando não só a componente da religião católica, mas também aspetos morais da nossa vida. Desde o 5° ano que a minha crença religiosa não tem sido muito forte, no entanto, a abordagem de temas religiosos contribuiu para ter conhecimento de outros pontos de vista acerca da religião. Além disso, a componente da Educação Moral foi também importante, possibilitando-me um crescimento em questões morais como o aborto ou a eutanásia, mesmo tendo opiniões contrárias às da doutrina. Acima de tudo, o valor mais importante nesta disciplina que aprendi foi o respeito, quer tenhamos iguais ou diferentes pontos de vista. Ricardo Pereira | 11.º T4 Eu e EMRC: uma relação com 7 anos. Apesar de não ser católico, moral foi uma disciplina que marcou. Traz valores, aprendizagens sobre o mundo e mostra-nos o mundo da religião. Este último facto é sempre importante porque nos traz sabedoria, torna-nos mais cultos. A realização de trabalhos ensinou-nos a trabalhar em equipa com os nossos colegas e, como normalmente era sobre um assunto, não só religioso, como também mundial deu-nos conhecimento, ou seja, EMRC não é só uma disciplina religiosa, é um momento no qual partilhamos as nossas opiniões sobre certos assuntos e aprendemos a ouvir as opiniões dos outros. Assim, a disciplina de EMRC fez-me evoluir em diferentes pontos e por isso é que a considero importante. Francisco Pessoa | 11.º T4 Uma relação com 6 anos. 6 anos onde aprendi em cada aula um pouco mais acerca da religião e dos problemas existentes no mundo e como. Ajudar a fazer a diferença. uma disciplina que incentiva cada ser pequeno, mas com grande potencial para melhorar este lugar. Uma maneira de nos aproximarmos de Deus e ganhar fé, ao termos mais conhecimento acerca da história da religião. Um momento seguro da semana onde podemos descontrair e conversar sobre assuntos interessantes. Maria Rocha | 11.º T4 Eu e EMRC- Uma relação com 11 anos Desde o 1. ° ano que tenho esta disciplina, sendo que ao longo do tempo esta me acompanhou durante todo o meu percurso escolar. Efetivamente, a EMRC ensinou-me valores importantes que irão ficar comigo para toda a vida. Aprendi a importância de ajudar e respeitar o próximo, ter uma boa relação com Jesus, e procurar superar-me constantemente uma vez que também me ensinou que ainda há sempre algo em que posso melhorar como pessoa. Assim, esta disciplina tem sido muito importante para mim, fazendo-me crescer como pessoa ao longo destes anos. Mariana Palma | 11.° T4 Eu e EMRC- Uma relação com 7 anos A disciplina de EMRC, a meu ver, foca-se em aspetos que são essenciais para uma vida em sociedade e para a formação dos valores morais de cada um. É nela que conhecemos exemplos de figuras que nos inspiram e que nos ensinam a sermos cada vez melhores a cada dia que passa. Com esta disciplina tenho uma relação que já possui 6 anos, e posso dizer com certeza que me influenciou em aspetos que, hoje em dia, fazem parte de quem sou. Sempre gostei do ambiente proporcionado pelos professores, e da maneira como estes expressavam o seu entusiasmo e gosto pela disciplina. Ao mesmo tempo, tinham a capacidade de transmitir certos valores e experiências aos alunos de forma a que estas tivessem influência na sua maneira de encarar a vida e os problemas que esta apresenta. Também o conhecimento da religião foi algo que sempre me cativou, e os ensinamentos que me foram transmitidos revelaram ser essenciais para a construção da pessoa que sou hoje. Por isso, creio que EMRC é uma disciplina influente na minha vida, tanto a nível social como pessoal, e é um caminho que sempre me deu gosto percorrer e explorar. Maria Brito | 11.º T4 Eu e EMRC- Uma relação com 11 anos Desde antes de entrar nos salesianos que já tenho educação moral e religiosa católica, que começava apenas com as histórias de Jesus e as primeiras orações e que foi evoluindo ao longo do tempo para algo muito presente nas situações do dia a dia na minha vida. Sendo católico, toda a parte Religiosa da disciplina é fundamental para mim, fortalecendo a minha fé e o meu conhecimento sobre a religião em que acredito. Além disso, EMRC é uma disciplina que nos faz refletir sobre questões morais e éticas, ensina-nos sobre valores fundamentais defendidos pela Igreja como a dignidade, a compaixão, a generosidade, tendo também um papel importante na formação do nosso caráter e no nosso desenvolvimento como seres humanos. Obrigado, Francisco Lampreia Eu e EMRC: uma relação com 7 anos. A minha relação com esta disciplina vem desde o 5. ° Ano com a professora Tânia Brites, em que aprendi, isto é, comecei a conhecer o que era o Bem e o que o melhor é ajudar os outros. O 6. ° Ano com a mesma professora foi o seguimento de uma linha de crescimento com a disciplina. Assim, a minha primeira experiência com esta disciplina no 2. ° ciclo, fora da aprendizagem de conhecimento teórico para uma aula em que se fala dos problemas da atualidade, começando a entender o meu papel na Terra, sendo uma casa comum ajudando-me a crescer tal como jovem cidadã e aluna. No 3. ° Ciclo, tal como eu cresço, os temas que a disciplina aborda aumentam de importância, falando de temas como a mudança das pessoas, do planeta e da Igreja Católica e da sua doutrina. Com a pandemia, o isolamento social trouxe problemas a todos e eu não fui exceção. No entanto, esta disciplina ajudou-me a manter a fé e a continuar a querer tentar ser mais próxima de Deus, aprendendo algumas noções essenciais para a vida, tal como a importância de respeitar os outros e que a minha vida social não é tão importante como a saúde. No Secundário, a minha visão sobre a disciplina difere para os problemas mais sérios e controversos em que esta disciplina ajudou-me a acreditar nas minhas convicções e opiniões, sempre ouvindo os outros. Deste modo, esta disciplina não é como as outras, mas ajuda a formar pessoas e para elas serem mais “humanas”, entendendo os sentimentos mais pesados e tristes para os mais felizes, percebendo o que é o perdão e o que temos de fazer neste planeta que o tempo é tão curto. Patrícia Bernardo | 11.° T4 Eu e EMRC: uma relação com 11 anos. O meu nome é Isabel e estou no 11.ano, entrei nos Salesianos de Lisboa no meu 5.ano, e até então, nunca tinha tido contacto com a disciplina de EMRC. Quando vi o nome “EMRC” no calendário, estranhei e perguntei aos meus colegas o que significava. Eles disseram-me que era uma sigla para Educação Moral e Religiosa Católica, e nessa altura pensei que seria parecida à catequese, que costumava ter. Não poderia estar mais errada … Há medida que a professora Tânia Brites nos foi desvendado a verdadeira essência de EMRC, fui-me apercebendo que ficava feliz cada vez que me apercebia que a próxima aula era de “Moral”. Esta felicidade não vinha apenas das aulas com a nossa querida professora, vinha também dos importantes conhecimentos que nos eram ensinados, não só sobre a Religião Católica, mas como temas importantes e atuais tais como: a sustentabilidade, as desigualdades sociais… Tive muita sorte em ter os professores que tive durante estes 7 anos, como, o professor Max, no terceiro ciclo e a incrível professora Mónica Henriques no secundário. Dois professores a quem devo muito! Não só pela forma com lecionaram esta maravilhosa disciplina que é EMRC, porque me cativaram de uma forma extraordinária, mas também pelo facto de me terem ajudado a tornar num Bom Cristão e Honesto Cidadão. E por isso agradeço-lhes do fundo do meu coração! Isabel Flora | 11.º T4