| Exame DELF |

> Seara > | Exame DELF |

| Exame DELF |

O exame DELF, altamente valorizado a nível internacional, permite avaliar as competências desenvolvidas na aprendizagem da língua francesa. Inicialmente, hesitei em realizá-lo, pois não me apercebi à primeira das enormes vantagens em obter o diploma, que se encontram quer ao nível de enriquecimento pessoal, quer profissional.

Nos dias de hoje, em que há muita concorrência e os empregos escasseiam, o facto de termos um diploma de uma segunda língua estrangeira é uma grande mais-valia.

Decidi então realizar o exame a fim de obter o diploma. Não estou arrependido e aconselho veemente todos os alunos de Francês a realizá-lo. Contudo, não o teria feito se a nossa escola não nos tivesse dado essa oportunidade.

Não posso deixar de salientar o apoio dado pelas professoras de Francês que foram incansáveis a fornecer-nos materiais e que dispensaram o seu tempo para nos apoiar na preparação deste exame.

João Gomes | 9.º G


Para aqueles que não conhecem, o DELF – Diplôme d’Études en Langue Française (Diploma de Estudos em Língua Francesa) é um diploma oficial emitido pelo Ministério Francês da Educação Nacional para certificar as competências em Língua Francesa dos candidatos estrangeiros. 

A nossa escola dá-nos a possibilidade de realizar o exame nas suas instalações sendo acompanhados na sua preparação pelas nossas professoras de Francês. 

Optei por realizar o exame a fim de obter o diploma, não só por gostar muito da língua francesa e ganhar mais competências, mas também por estar a planear alcançar o nível mais alto de proficiência. Através da preparação para o mesmo, poderia começar a compreender como estes funcionam e preparar-me para, mais tarde, obter um diploma de nível superior.

Como sempre gostei muito da língua francesa e sempre quis aprendê-la, nunca me “preocupei” muito com as vantagens que este diploma poderia trazer ao meu futuro. No entanto, acho que estas são muito claras e variadas: ao aprender de um modo mais global a língua francesa, enriquecemos o nosso vocabulário, ficamos a saber mais sobre a cultura francesa e viajar para países francófonos torna-se mais fácil.

Acredito também que os diplomas são uma mais-valia para o futuro, para nos candidatarmos um dia a uma universidade ou emprego, quer em Portugal, quer em países francófonos ou em qualquer outro país estrangeiro.

Espero vir a obter um bom resultado, pois empenhei-me bastante na sua preparação e realização.

Amanda Becker R. Loesch | 9.º H