Carolina Margarido Para um aluno novo, um sorriso caloroso, uma dica dada espontaneamente e orientações atenciosas fazem toda a diferença, atitudes que, indubitavelmente, verifiquei pessoalmente por parte dos alunos dos Salesianos de Lisboa, o que me transmitiu uma sensação de doce e suave acolhimento e de inclusão neste contexto escolar. Mudar de escola é sempre algo intimidante, mas prestemos atenção ao verbo “mudar”. Mudar é assustador, mudar é difícil e, acima de tudo, mudar é uma oportunidade para crescer. Afinal, não podemos tornar-nos naquilo que queremos ser se permanecermos o que somos. O 9.º ano de escolaridade é um momento fulcral da adolescência, uma fase importante na preparação para o próximo capítulo da nossa vida, sendo que temos de escolher a área de estudos que queremos seguir para, depois, termos a profissão que desejamos. As lições aprendidas, dentro e fora da sala de aula, durante este período, impactarão, certamente, no nosso futuro. Para um aluno novo, um sorriso caloroso, uma dica dada espontaneamente e orientações atenciosas fazem toda a diferença, atitudes que, indubitavelmente, verifiquei pessoalmente por parte dos alunos dos Salesianos de Lisboa, o que me transmitiu uma sensação de doce e suave acolhimento e de inclusão neste contexto escolar. A própria escola promove atividades, como eventos sociais, viagens e programas de apoio ao estudo, que facilitam a conexão dos novos alunos com os colegas e professores, estimulando, assim, o desenvolvimento pessoal e interpessoal do indivíduo. Mais um fator positivo são os professores e funcionários, que demonstram disponibilidade para escutar e orientar os alunos, garantindo que os mesmos se sintam apoiados na sua jornada académica. O tipo de ensino praticado promove uma estreita conexão com os professores, permitindo incutir no novo aluno a ideia de que qualquer dificuldade em qualquer matéria poderá ser ultrapassada em conjunto com o apoio do respetivo docente. Como disse Aristóteles, “Educar a mente sem educar o coração não é educação de todo”. De facto, o método de ensino dos Salesianos não se limita ao desenvolvimento dos aspetos cognitivos, dá também algum protagonismo às virtudes que compõem o ser humano. Oferecem, assim, uma infinidade de possibilidades. Novas amizades e estreitamento de relações com elevado potencial de durar uma vida inteira. Novos professores que trazem conhecimento intrigante. Novas matérias que podem revelar paixões e talentos inesperados. Portanto, sim, a entrada numa nova escola pode ser assustadora, mas é também uma janela para um mundo de descobertas, amadurecimento e ínfimas possibilidades. Em suma, a atmosfera de respeito mútuo, valores bem vincados e uma comunidade escolar que investe grandemente no desenvolvimento integral dos estudantes fazem dos Salesianos uma escola exemplar em termos de acolhimento. Carolina Margarido, 9.º F