Festa da Santidade Juvenil | 3.º Ciclo

> Seara > Festa da Santidade Juvenil | 3.º Ciclo

Alunos do 3.º ciclo

No dia 29 de outubro, celebrámos a Festa da Santidade Juvenil nos Salesianos de Lisboa! Este foi um dia especial em que nos reunimos para homenagear a santidade dos jovens, mas a celebração vai muito além do lado religioso. Foi um momento de reflexão, de aprendizagem e também de diversão, com várias atividades à escolha. Uma das atividades em que participámos foi a Palestra de Físico-Química, onde tivemos a oportunidade de explorar um tema fascinante que raramente abordamos nas aulas: o lançamento de foguetões!

Durante a sessão, não só ouvimos, mas também conseguimos compreender e entusiasmar-nos com esta ciência incrível. Aprendemos sobre os vários processos que antecedem o grande momento de um lançamento, desde os cálculos precisos, passando pelo design e pelos cuidados necessários para garantir a segurança. Foi como uma viagem ao espaço, uma experiência cheia de conhecimento e curiosidade.

Celebrar a Santidade Juvenil desta forma é muito mais do que uma simples festa. É um dia em que crescemos em várias dimensões, alimentando a mente, o espírito e até os nossos sonhos – quem sabe, talvez um dia, um de nós esteja mesmo a lançar um foguetão de verdade!

David Carvalho e Filipe Coelho, 9.ºD

Os dias de festa são muito importantes para nós! Eu adoro, pois podemos brincar na escola, sem ter aquela pressão das aulas, podemos conhecer pessoas novas e lembrarmo-nos de que não há uma idade específica para ser santo.

No dia da Festa da Santidade Juvenil, realizaram-se várias atividades, tais como: jogos matemáticosjogos de tabuleiro, palestras, crochê e futebol.

Pela primeira vez, participei como acólito na Eucaristia. Foi um momento fantástico e emocionante para mim! Aprendi o nome dos objetos que se utilizam na missa e pude ficar perto do Senhor Padre. No final da missa, eu e todas as pessoas que tinham participado, rezámos uma oração em conjunto antes de sairmos da Igreja. Foi especial!
Estas festas são fantásticas e tornam a nossa escola incrível!
Vasco Soares David, 7.ºF

Nos dias de festa dos Salesianos de Lisboa organizam-se, habitualmente, jogos matemáticos. São três jogos diferentes: Produto, Atari Go e Dominório.

Nos jogos matemáticos, sentimos um grande desafio. Podemos conviver com amigos e colegas e podemos ainda brincar e jogar com os nossos professores.

Se quiseres aprender algum, deixo o jogo Dominório como exemplo e assim poderás participar nesta atividade. É necessário um tabuleiro quadriculado de 8×8 e 16 tiras de cartolina com cores diferentes. Agora, é fácil: dois jogadores vão jogando, pondo uma peça de dois quadrículos, um jogador na vertical e outro na horizontal. O último jogador a colocar uma peça ganha. O jogo começa sempre na vertical.
José Caldas, 7.ºC
Na minha opinião, os jogos matemáticos são uma atividade muito interessante e não são só para quem gosta de matemática, são para todos, pois são simples e divertidos. Se tivermos interessados em participar, temos três jogos diferentes para explorar. No dia da Festa da Santidade Juvenil, tive a oportunidade de ter os primeiros contactos com estes jogos e fiquei logo muito entusiasmado.
Através das indicações dos professores, percebi que o meu favorito era o Produto, um jogo que através da simplicidade se torna complexo, em que, basicamente, dois jogadores competem usando estratégias que o tornam competitivo e desafiante.
Gostei muito desta experiência!
Manuel Martins, 8.ºA

Na nossa primeira festa deste ano letivo, Festa da Santidade juvenil, tivemos a oportunidade de fazer crochê.
A tecelagem e o entrelaçamento de fios já remontam aos primórdios da humanidade. Existem vestígios de peças de roupa semelhantes ao que hoje chamaríamos de tricô, crochê ou macramê.

Aprender a fazer crochê é complicado, mas quando se apanha o jeito, pode-se fazer tudo com tecido: roupas, peluches, mantas, porta-chaves e muito mais.

Neste workshop, dirigido pela professora Inês Sobral, aprendemos a fazer pontos básicos como o ponto baixíssimo e o ponto alto. A partir daí, estávamos livres de nos aventurarmos nas várias peças disponíveis no “buffet” de instruções.

No final, saímos com um bonito “granny’s square”, um peluche, ou até uma pulseira feita por nós para nos lembrarmos desse dia memorável.
Afonso Teixeira, 8.ºC

Ao longo do ano letivo existem quatro momentos festivos muito importantes e felizes para todos nós.

Estes dias são especiais, pois não há aulas, logo são dias mais descontraídos. Divertimo-nos com as várias atividades propostas e convivemos com amigos e professores.

Na Festa da Santidade Juvenil, participei no jogo de futebol. Gosto muito de desporto! Seria importante repetir esta atividade nas festas, porque praticamos um desporto saudável e fazemos novas amizades com colegas de diferentes turmas.

A eucaristia é outro momento alto do dia e uma boa forma de concluir a manhã agitada e divertida que todos vivemos por ser um momento de introspeção com Jesus.
António Sommer Ribeiro, 8.ºH

Como aluno e acólito, gostei muito da Festa da Santidade Juvenil!
Na Pastoral, ajudaram-me a corrigir os meus erros e, assim, desempenhei melhor a responsabilidade a que me propus. Estar no altar não é assim tão fácil!
Também adorei ver o jogo de futebol Sporting-Benfica. É sempre divertido e estar com os amigos nesse momento acaba por nos unir ainda mais.
Adoro os dias de festa da nossa escola!
Pedro Galindo, 9.ºG

A Festa de Santidade Juvenil é um dia muito importante principalmente para nós alunos dos Salesianos, pois representa o compromisso com Deus e o amor ao próximo pelos jovens. Neste dia, também aproveitamos as diversas atividades.

Tivemos uma palestra para quem gosta de Físico-Química e tem alguma curiosidade em saber mais sobre o espaço, um jogo de futebol que atrai sempre imensos jovens de todos os anos que ficam a torcer pelas suas equipas com entusiasmo e, este ano, também tivemos uma novidade, o crochê.

No crochê, juntaram-se vários jovens e professores de todos os anos e idades para aprenderem esta arte. Ensinaram–nos as regras básicas, aprendemos a usar as agulhas corretamente, tentámos fazer a peça apresentada e convivemos imenso. Alguns estavam a começar do “zero”, outros a criar as suas próprias peças, por já terem experiência, e a partilharem connosco os seus conhecimentos.

Nestas festas, todos convivemos muito, sem esquecer o nosso compromisso com Deus.
Teresa Montargil, 7.ºA

Mais um ano letivo significa mais diversões, jogos, aprendizagens, missas e convívio.
Na Festa da Santidade Juvenil, divertimo-nos no pátio, aprendemos sobre os Santos jovens e beatos, temos uma missa festiva e convivemos com os nossos amigos.
Este ano, destacamos a atividade de que mais gostámos: os jogos de xadrez! Um clássico que desperta a nossa atenção e estimula o nosso cérebro. Um jogo difícil e desafiante, no entanto muito gratificante. Com este jogo, conseguimos conviver com os nossos amigos e colegas, enquanto fazemos uma atividade que nos oferece obstáculos e assim praticamos a nossa estratégia e pensamento rápido.
Nesta festa, o xadrez estava muito bem organizado com bastantes tabuleiros à nossa disposição. Foi um dia muito animado e o xadrez tornou-o ainda mais interessante!

Teresa Rebelo e Maria Mota Pinto, 9.ºB