Tiago Borges
No dia da Festa de Santidade Juvenil decidimos assim divulgar alguns jogos. Foram colocados nas salas de aula panfletos informativos e também fichas de inscrição para os alunos, assim como foram publicadas no Moodle informações referentes ao CNJM e também aos jogos matemáticos.
No início deste ano letivo, o Departamento de Matemática do 3.º Ciclo decidiu que estava na hora de prosseguir com a iniciativa que já tinha sido adotada pelos professores de Matemática do 2.º Ciclo em anos anteriores e tentar atrair alunos do 7.º ao 9.º ano para participarem no Campeonato Nacional de Jogos Matemáticos (CNJM), que se realiza todos os anos e conta com a participação de cerca de dois mil alunos de escolas de todo o país.
O CNJM costuma realizar-se na segunda sexta-feira do mês de março. Algumas vezes, como neste ano letivo, realiza-se no dia 13 de março, em que se celebra o Dia Internacional da Matemática, também conhecido como o Dia Internacional do Pi. Nesse campeonato, decorrem três jogos matemáticos e participam os alunos representantes de cada estabelecimento de ensino que optou por se inscrever, do 1.º ciclo ao ensino secundário, um aluno de cada nível de ensino por jogo.
No dia da Festa de Santidade Juvenil decidimos assim divulgar alguns jogos. Foram colocados nas salas de aula panfletos informativos e também fichas de inscrição para os alunos, assim como foram publicadas no Moodle informações referentes ao CNJM e também aos jogos matemáticos.
Os professores de Matemática do 3.º Ciclo assistiram a uma afluência de muitos alunos de todos os níveis de ensino, atraídos por diversos motivos: a facilidade em aprender as regras de cada jogo, o uso do pensamento estratégico para conquistar a vitória e, ao mesmo tempo, o caráter competitivo gerado pelos próprios alunos. Mesmo quando a presença da Matemática era facilmente percetível, isso não demoveu a participação dos alunos. Um professor poderia manifestar preocupação, porque há alunos que já são confrontados com as exigências da disciplina de Matemática vários dias da semana e, tendo em conta que podem ser vistas como uma mera obrigação, a presença da própria Matemática num jogo poderia constituir um fator demovente, mas não foi o caso! Nem o uso de cálculo numérico no jogo Produto, nem o caráter geométrico do jogo Dominório, nem a procura de formas de antecipar uma jogada do adversário no Atari Go impediram uma participação substancial de alunos.
No final da atividade, os professores de Matemática não poderiam estar mais satisfeitos: contámos com a presença de muitos alunos, os alunos mostraram interesse em aprender sobre os jogos apresentados e alguns alunos quiseram saber ainda um pouco mais sobre outros jogos. Os alunos não só quiseram testar a sua capacidade entre eles, mas também com os professores e estes, claro, não conseguiram negar-lhes isso!
Posto isto, os professores do Departamento de Matemática do 3.º Ciclo estão bastante confiantes que levarão muitos alunos a participar nos jogos matemáticos a realizar futuramente.
Tiago Borges | Professor de Matemática