Gráficos de Leitura – Uma estratégia de promoção da leitura – 4.º ano

> Seara > Gráficos de Leitura – Uma estratégia de promoção da leitura – 4.º ano

Carla Levita No final do 3.º ano, as professoras de Português perceberam que os alunos não cultivavam o hábito de leitura diário. Nesse sentido, lançaram um desafio de leitura de verão, em que cada aluno preencheria um pequeno registo por cada livro lido. O objetivo era estimular a leitura tão intrinsecamente ligada com a expressão oral, a ortografia, a criação de textos, a imaginação, a empatia e o enriquecimento da experiência de vida. A disciplina de Matemática juntou-se e criámos um gráfico, de forma a ser mais facilmente percetível o número de livros lidos por cada aluno durante o verão. Os resultados foram tão positivos que transformámos o desafio em competição e, agora, é aplicada ao longo de cada período. No decorrer desta competição (saudável: cremos nós), foi interessante assistir à partilha de livros, às recomendações entre alunos dos livros que mais gostaram, a leitura conjunta entre alguns alunos e também observámos a melhoria na qualidade da seleção de livros para ler. Explorámos os gráficos de cada turma e comparámo-los com as outras turmas do 4.º ano, aumentando o nível de competição interturmas. Neste segundo período, e num tom de provocação(zinha), as professoras decidiram entrar também na competição. O que é certo é que o número de alunos, que têm vindo a desenvolver mais e melhores hábitos de leitura, aumentou. Em sala de aula, no corredor e no pátio há cada vez mais livros e cada vez mais discussão, entre pares, sobre os mesmos. O interesse pela leitura subiu, efetivamente! Curiosidades sobre este fenómeno que tanto nos orgulha: – em cada turma, há vários alunos em competição direta com as professoras (tentem apanhar-nos!); – alguns alunos já leem mais que um livro ao mesmo tempo (por vezes, precisamos de variar o tipo de leitura, consoante o estado de espírito); – o aluno com o maior número de livros lidos, desde janeiro e até ao momento, conta com um recorde de 20 livros; – as professoras Eva Torres, Carla Levita, Vanessa Monteiro e Catarina Miranda contam, até à data, com um total de 79 livros lidos ao longo do segundo período; – no total, os 88 alunos do 4.º ano já leram 360 livros, ao longo do 2.º período, o que é um orgulho para todas as professoras! Partilhamos alguns testemunhos: – A leitura ajuda-me a interpretar melhor as perguntas. – Rodrigo Marques 4.ºA – Com o projeto de leitura melhorei a minha imaginação: invento mais jogos para brincar e melhorei a resolução de problemas matemáticos. – Magali Blanchard 4.º A – Ao participar no desafio percebi que ler me ajuda em muitas coisas, como no vocabulário, estrutura de frases e na interpretação de textos. – José Nunes 4.º B – O desafio de leitura contribuiu para gostar mais de ler e ajudou-me a escrever melhor os textos. – Pedro Silva 4.º B – Para mim, este desafio despertou-me a criatividade e agora costumo ter mais sonhos. – Francisco Vieira 4.º C – Este desafio é muito importante pois melhora a minha ortografia e vocabulário. – Maria Robson 4.º C Carla Levita | Professora do 1.º ciclo