No passado dia 1 de março, os Salesianos de Lisboa voltaram a ter a visita da “Helena” e do “Augustus”, personagens que acompanham os alunos ao longo das aulas de Introdução à Cultura e Línguas Clássicas. Viajando novamente através do Chronos, vieram mostrar-nos de que forma a cultura e as línguas clássicas continuam vivas e bem presentes no nosso quotidiano.
Nesta visita, juntamente com boa disposição, os alunos do 5.º ano, selecionados por turma, mostraram os seus dotes no teatro, na dança e na música, revelando não só o que foram aprendendo nas aulas, mas também outras curiosidades sobre o mundo clássico. A assistir estiveram, vestidos a rigor, os restantes “Augustus” e “Helenas”, apoiando as suas respetivas turmas. O júri, composto por um aluno de cada turma, atribuiu o primeiro lugar à turma I, seguindo-se a turma F e ficando as turmas D e E em terceiro lugar ex aequo.
O ânimo estampado nos sorrisos destes pequenos Romanos e Gregas foi visível e enternecedor!
Muito obrigada a todos os alunos pela cooperação.
Joana Nogueira e Tânia Figueiredo | Professoras de ICLC
Testemunhos de alunos
O trabalho consistia em criarmos um teatro com o tema “Augustus e Helena visitam os Salesianos de Lisboa”. Gostei bastante de realizar o trabalho, pois fiquei a conhecer a forma dos outros organizarem as suas pesquisas. Para além disso, fiquei a conhecer coisas novas, entre as quais a origem da marca “magnum”, que é um adjetivo e significa “grande”, e o radical “hipo” que é cavalo.
Em seguida, foi feita a escolha dos alunos que iam representar a turma no dia 1. Uma das pessoas escolhidas fui eu. Foi uma experiência muito gira! Fazer um guião em grupo demorou, mas valeu a pena. No dia 1, toda a nossa turma estava a torcer por nós. O nosso lema era “Unidos vamos vencer”!
Adorei as atividades realizadas não só em aula, mas também em palco.
Clara Moreira | 5.º D
O trabalho de ICLC consistiu em formarmos grupos e com esses grupos fazer uma dramatização. O trabalho foi muito interessante e fez-me aprender coisas que não sabia. No final, o guião da turma foi construído com partes dos guiões de cada um dos grupos. Eu gostei muito deste trabalho, pois aprendi e trabalhei em grupo.
Isabel Pimentel | 5.º D
Para mim, o trabalho foi difícil de fazer, pois alguns membros do meu grupo esqueciam-se ou adiavam as pesquisas, impossibilitando-nos de continuar o trabalho.
Quanto às apresentações em aula, achei que, na minha turma, o primeiro grupo e o terceiro tinham melhores condições, por exemplo, pessoas com boa projeção de voz, informações mais interessantes e aplicáveis (na minha opinião, claro!).
Nas apresentações no auditório, diria que as minhas favoritas foram as do 5.º A e do 5.º H, pois estavam sempre com boa energia e vontade de nos fazer aprender mais sobre ICLC e falaram de forma mais fluída e atraente.
Filipe Flamino | 5.º E
A visita das Helenas e dos Augustus aos Salesianos de Lisboa, a meu ver, correu muitíssimo bem e acho que todas as turmas fizeram uma apresentação excelente.
Gostei muito da forma como a atividade foi realizada, as turmas todas no auditório um, parecia mesmo realista.
Adoraria repetir esta atividade porque foi muito emocionante para mim aquele momento.
Pilar Tavares | 5.º G
A atividade das Helenas e dos Augustus foi muito divertida, aprendi algumas coisas em Latim e em Grego, com o meu trabalho e com a apresentação dos restantes colegas. Aprendemos também a trabalhar em grupo e a respeitar a opinião dos outros.
Gostava de repetir esta atividade porque foi criativa e fomos ao auditório um, onde nunca tinha ido.
Maria Teresa Morgado | 5.º G
Gostei muito da apresentação de todas as Helenas e de todos os Augustus.
Na minha opinião, foi muito trabalhoso, mas com um excelente resultado. Fui uma das Helenas e senti muita alegria. Parabéns para todas as Helenas e todos os Augustus e para as professoras também.
Francisca Almeida | 5.º G
Este trabalho deu-nos muito que fazer, mas o resultado foi ótimo. Participar neste projeto cativou-nos ainda mais para as próximas pesquisas.
Serviu para alongar os nossos conhecimentos acerca do Latim e do Grego e também para relacionar estas línguas com as restantes disciplinas que temos.
Laura Varela da Silva | 5.º G