ICLC. A importância dos trabalhos de pesquisa

> Seara > ICLC. A importância dos trabalhos de pesquisa

Joana Nogueira e alunos do 6.º ano Em ICLC, procura-se que os alunos percebam que os conteúdos abordados não são coisas do passado e que continuam presentes à sua volta, no seu quotidiano. Assim, em todas as aulas existem momentos em que se partilham descobertas feitas por cada um nas mais diversas áreas. Os alunos tanto se inspiram nas aulas, onde são dadas “pistas” para possíveis trabalhos, como trazem conteúdos de outras disciplinas, ou até sozinhos e em família exploram assuntos do seu interesse pessoal. A esta atividade chamamos “ITINERARIVM”, que significa “percurso, caminho”. O conjunto de pesquisas de cada aluno é o percurso que escolheram trilhar na disciplina. Joana Nogueira | professora de ICLC Os deuses e os super-heróis Eu escolhi este tema porque na aula a professora começou a falar sobre os heróis da Ilíada e da Odisseia e um colega meu perguntou se os super-heróis da atualidade tinham alguma ligação com os antigos deuses e a professora disse que sim. Então, eu decidi fazer um trabalho sobre o Hulk, o Super-Homem e a Mulher Maravilha. O Hulk foi inspirado em Hércules e na sua força, o Super-Homem partilha com Cupido o segredo de saberem voar e esconderem de todos, e a Mulher Maravilha foi inspirada nas Amazonas, que eram uma tribo de mulheres guerreiras. Gostei muito de fazer e de apresentar este trabalho. Francisca Pires | 6.º E Eu estava em casa com a minha irmã e ela começou a dizer algumas palavras em dinamarquês e eu comecei a cantar o alfabeto grego. O pai ouviu e perguntou-me como é que eu sabia e eu expliquei que tinha aprendido na aula de ICLC. Depois de jantar, fomos os dois percorrer as estantes e descobre que o meu pai tinha Os Lusíadas, uma gramática de Latim, um dicionário de Latim-Português e livros de mitologia. Assim, eu trouxe todos estes livros para mostrar à turma! Sofia Castelo Branco | 6.º E Eu estava à procura do meu cartão e já tinha procurado em todo os sítios onde poderia estar. Então, fui ao Miguel e na salinha dele encontrei uma lancheira com a letra grega ómega. Tirei uma fotografia e apresentei na aula. O alfabeto grego pode estar mesmo em todo o lado! Inês Candeias | 6.º E A minha professora de Ciências Naturais falo-nos durante uma aula que os símbolos associados ao masculino e ao feminino se relacionavam com a deusa Afrodite/Vénus e Ares/Marte. Achei muito interessante, fui tentar descobrir mais e apresentei na aula de ICLC aos meus colegas. Inês Martinho | 6º E Eu gostei muito de fazer a minha apresentação em ICLC porque pude fazer quando eu quis e sobre um tema que fui eu a escolher. Eu fiz sobre umas canetas com imagens de mitos que a minha mãe trouxe de uma viagem à Grécia. Uma delas tinha uma imagem de uma coruja que representa a deusa Atena e outra trazia a história de Jasão e os argonautas, um dos temas a concurso nas Olimpíadas da Cultura Clássica deste ano. Nicole Bispo | 6.º E