indentation””:0}}

> Seara > indentation””:0}}

Mafalda Pais e Rosário Costa Considerando a Orientação Vocacional como um caminho ativo de autodescoberta, temos como objetivo ajudar os nossos alunos na reflexão quanto à decisão que vão ter de fazer relativamente ao seu percurso académico. O processo de orientação vocacional visa sensibilizar os alunos para a tomada de decisão quanto à escolha vocacional através da exploração ao nível das aptidões (o que temos maior facilidade em aprender), interesses (o que mais nos motiva), características da personalidade (a nossa forma de ser) e capacidades. Na semana passada, iniciámos as idas às turmas do 9.º ano, com a colaboração do professor Maximino Gomes. Esta primeira presença em sala de aula, tem como objetivo despertar nos alunos a importância para a reflexão sobre determinadas questões (autoconhecimento, escolhas possíveis para seguir após o 9.º ano) e apresentar o processo de orientação vocacional que decorre ao longo do ano letivo (possibilidade de realização de testes psicotécnicos na escola e apresentação dos cursos científico-humanísticos por professores do ensino secundário). Lançámos ainda um desafio a cada aluno, para que realizem uma breve entrevista a alguns familiares, de forma a conhecer algumas das suas profissões. Em janeiro, a ida à sala incidirá mais na disponibilização de informação sobre os curos científico-humanísticos. “Escolha o trabalho de que gosta e não terá de trabalhar um único dia em sua vida.” Confúcio – Filósofo Mafalda Pais e Rosário Costa | Psicólogas