Professores de Português e alunos do 8.º ano
Nas aulas de Português deste período, os alunos do oitavo ano reviram e estudaram diversos textos de imprensa: notícia, reportagem e publicidade. No final desta unidade temática, impunha-se uma aproximação à realidade dos nossos dias, por isso convidámos a equipa educativa do MediaLab do Diário de Notícias a dinamizar com eles uma atividade de escrita e produção de notícias para rádio e televisão. Esta atividade decorreu entre os dias 25 e 28 de novembro.
Os testemunhos dos nossos alunos são bons indicadores do sucesso desta atividade, que será ainda complementada com uma visita às instalações do jornal Diário de Notícias e da rádio TSF no início do segundo período. Aí, os alunos terão oportunidade de ver como é realmente o ritmo de trabalho numa redação!
Professores de Português do 8.º ano
Na semana passada, uma equipa do MediaLab do Diário de Notícias esteve no nosso colégio e brindou os alunos do oitavo ano com algumas atividades muito interessantes. Num primeiro momento, foi feita uma pequena apresentação sobre a importância de estarmos informados e como devemos estar constantemente atentos à existência de falsas notícias. De seguida, passámos à parte prática e construímos uma notícia que tivemos oportunidade de gravar em formato áudio ou vídeo. Adorámos vivenciar o ambiente de uma redação de um jornal! Foi muito enriquecedor sair do registo habitual de sala de aula para explorar realidades diferentes.
Luz Pacheco e Maria Serras do 8.ºA
Nesta atividade, fomos desafiados a reescrever, a pares, notícias da autoria da TSF, da agência Lusa ou do Diário de Notícias, pondo em prática alguns conceitos aprendidos na aula de Português (como o “lead” ou o corpo da notícia). Depois, tivemos a oportunidade de gravar os nossos textos para rádio ou televisão!
Foi uma experiência muito interessante, que abraçámos com imenso gosto e empenho! Permitiu-nos contactar de uma forma mais próxima e real com o trabalho de um jornalista e ainda ser alertados para os perigos da desinformação. Uma atividade a repetir, sem dúvida!
David Costa e Maria Amélia Teixeira| 8.ºB
Na semana passada, o Media Lab do Diário de Notícias veio aos Salesianos de Lisboa dinamizar várias atividades com turmas do 8.º ano no âmbito da disciplina de Português.
Durante esses dias, os alunos experimentarem ser jornalistas por uma hora e meia. As turmas foram divididas: alguns alunos experimentaram gravar notícias para a rádio, outros para a televisão. Com esta atividade ficámos a perceber um pouco melhor como é o dia a dia de um verdadeiro jornalista. Foi tudo fantástico e tão realista!
Acho que todos adorámos esta aula diferente e é, com certeza, uma experiência que gostaríamos de repetir!
Inês Martinho | 8.ºC
No dia 27 de novembro, uma equipa do Media Lab visitou a nossa escola.
Assim, aprendemos mais sobre a área da comunicação (uma possibilidade a seguir no futuro). Os profissionais do Diário de Notícias ofereceram-nos a oportunidade de realizar uma divertida atividade em que nos sentimos autênticos jornalistas!
Concluindo, os alunos da turma D gostaram imenso da visita, pois envolveram-se bastante nas tarefas e consolidaram os conteúdos aprendidos na disciplina de Português.
Carolina Saraiva, Maria Chaves e Mariana Vilarinho | 8.ºD
Na semana de 25 a 28 de novembro, recebemos a equipa educativa do MediaLab do Diário de Notícias. Com eles, adaptámos uma notícia e gravámo-la para rádio ou para televisão. Para mim, a atividade foi divertida e interativa e os monitores estavam sempre prontos a ajudar, mas senti falta da opção de escolha, pois não pudemos ser nós a decidir o tipo de notícia que trabalhávamos.
Pedro Baptista | 8.ºE
Na aula de Português, tivemos oportunidade de trabalhar num projeto do Diário de Notícias. Eu pertencia a um dos grupos de televisão e penso que a atividade foi muito divertida, mas também informativa, pois ensinou-nos a resumir uma notícia e ajudou-nos a rever a matéria das aulas.
Rosa Quintela | 8.ºE
Tivemos a sorte de experimentar sermos jornalistas por um momento. A pares, aprendemos de uma forma mais prática o que é ser um jornalista e todas as etapas da escrita de uma notícia. Tendo em conta o que estudámos na disciplina de Português, considero importante aprendermos de uma forma mais prática, mais dinâmica e mais convidativa.
Madalena Trigo | 8.ºF
No início, os monitores apresentaram o seu trabalho e algumas informações práticas como o significado de determinados conceitos e o perigo da desinformação (fake news). Nesta atividade, pudemos participar na produção de uma notícia. A turma foi dividida em dois grupos: enquanto metade escrevia a notícia para ser filmada como num programa televisivo, a outra metade participava na redação de uma notícia para ser emitida pela rádio. Senti-me entusiasmado e interessado como se fosse realmente um jornalista!
Xavier Melo | 8.ºF
Na passada quarta-feira, a nossa turma usufruiu de uma experiência única com o DN e a manhã foi bem diferente das habituais…
A atividade decorreu na sala Alpha, na presença de alguns jornalistas. A turma foi dividida em dois grupos: metade gravou um vídeo e os restantes alunos rádio. Para além disso, aprendemos mais sobre as redes sociais, nomeadamente, sobre as chamadas fake news. Tudo aconteceu muito rápido, mas não faltou a emoção de nos sentirmos verdadeiros jornalistas!
A atividade estava muito bem organizada pela equipa do DN e ficámos com uma noção mais real de como é um trabalho exigente e que requer muita pesquisa e análise de informação.
Em suma, foi uma ótima experiência que nos ajudou a fortalecer as aprendizagens trabalhadas em aula. Gostaríamos, ainda, de voltar a ter uma experiência parecida como esta, mas desta vez no terreno!
José Goes, João Almeida, João Camossa, Maria Almeida, Francisco Fonseca, Francisco Almeida, Teresa Torres, Mariana, Sara, Martin, Tomás| 8.ºG
A equipa do MediaLab do Diário de Notícias começou por nos ajudar a perceber a diferença entre a desinformação (fake news) e uma notícia. Depois, pusemos mãos à obra e fomos nós os jornalistas, escrevendo sobre os factos da atualidade. Com as notícias redigidas (a parte mais difícil), passámos à gravação das mesmas para transmissão através da rádio ou da televisão. Foi muito interessante e divertido, momentos repletos de novas experiências para recordar!
João Nascimento | 8.ºH
A experiência de ser jornalista por umas horas foi muito enriquecedora, pois pudemos perceber todo o trabalho que os jornalistas têm na construção de uma notícia. Além disso, esta atividade foi bastante importante uma vez que nos alertou para os vários perigos da internet no que se refere à desinformação (mais conhecida por fake news). Adorei!
Leonor Pinto Correia | 8.ºH