| Laboratório de improvisação |

> Seara > | Laboratório de improvisação |

seara-21-03O laboratório de improvisação é uma disciplina na qual os alunos de diferentes instrumentos, que constituem um combo, exploram temas de (tipicamente) jazz. Nesta disciplina, com a direção do professor Miguel Amado, os alunos contactam com várias linguagens do jazz, melhoram as suas capacidades técnicas e têm a experiência de tocar em grupo. Nesta disciplina, ironicamente, é aperfeiçoada a capacidade fugir à disciplina, de transcender as notas escritas e, num esforço criativo, expressar as suas ideias musicais.

De facto, o laboratório de improvisação é o espaço ideal para testar, expressar, tocar, criar. As aulas consistem no ensaio de vários temas, que conterão um espaço dedicado ao improviso. Os alunos têm então oportunidade de “inventar”, seguindo algumas regras,
diretórias, que, ensinadas pelo professor, ajudam a complementar e melhorar o discurso do músico.

É fundamental o fator do grupo, do coletivo, da experiência de tocar com outros, o que
desenvolve não só a faceta musical do aluno, mas também se revela como uma chance de criar e fortalecer amizades. A música deve ser tocada com outros, para outros.

No passado dia 14 foi realizado o concerto dos combos do laboratório de improvisação. Os quatro conjuntos apresentaram então os temas estudados, assistiram aos amigos a tocar, tiveram oportunidade de tocar com público e, sobretudo, numa agradável familiaridade, ouvir boa música. É ainda necessário reparar nos geniais nomes dos combos, dos quais destaco “Tiroliroliro Project”.

Miguel Figueira