A visita de estudo que realizámos foi muito interessante. Envolveu a visita ao teatro, ao anfiteatro, ao fórum provincial e municipal, ao templo de Diana e à ponte romana sobre o rio Guadiana. Aprendemos bastante sobre a ordem de arquitetura coríntia.
Também percebemos um pouco melhor a importância de Emerita Augusta (Mérida) no tempo dos romanos. Era a capital da província da Lusitânia. Confirmámos que os romanos gostavam de fazer lutas de gladiadores. Alguns apreciavam também as peças de teatro. Ficámos a saber onde se sentavam os espetadores de acordo com a sua classe social e observámos algumas estátuas no museu, entre outros artefactos interessantes, da Deusa Ceres, associada à agricultura, e do imperador Otávio César Augusto.
Também pudemos apreciar a cidade em si. Houve momentos de esclarecimento de dúvidas e de conversa acerca do que tínhamos visto com os professores. A viagem de quatro horas sempre valeu a pena!
Houve ainda tempo para compras nalgumas lojas da cidade.
A visita foi uma forma de aprendizagem mais descontraída e divertida!
Maria Leonor Vaz Pinto | 7.º A
Na passada sexta-feira, dia 29 de março, o sétimo ano realizou uma visita de estudo à cidade de Mérida, em Espanha.
Tudo começou bem cedinho, pois a chegada à escola foi às 6h45, mas o dia prometia…
Quando chegámos, vimos vários exemplos da influência romana nos dias de hoje, como estradas, pontes, aquedutos, templos e teatros. Também visitámos um museu e tivemos algum tempo para comprar pequenas recordações. Gostei bastante de aprender várias curiosidades sobre o modo de vida da população de Mérida.
Para além da parte educativa, o convívio entre todas as turmas, professores e pessoas de Espanha foi muito saudável.
Concluindo, acho que esta visita de estudo correu bastante bem e foi muito interessante e divertida!
Maria Pedro | 7.º C
Agradecemos a disponibilidade dos professores que nos acompanharam a Mérida. Foi uma visita muito interessante, onde tivemos oportunidade de aprender sobre a presença dos Romanos na Península Ibérica e de conhecer a cidade. Gostámos muito!
7.º D
A visita a Mérida foi inesquecível, não só por termos conhecido monumentos que são o testemunho de um povo tão inovador, cuja herança foi um dos pilares da civilização ocidental, mas também por irmos todos juntos numa viagem que, apesar de muito cansativa, valeu a pena. Em três palavras: história, cultura e diversão!
Sara Pina e Mariana Costa | 7.º E
A visita de estudo a Mérida começou na escola às 6 horas e 45 minutos.
Em Mérida, vimos ruínas de uma arena de gladiadores e feras, ruínas de um teatro, de uma casa com termas, do fórum municipal, do fórum provincial e do templo de Diana.
Estivemos também no Museu de Arte Romana, onde pudemos observar uma maquete de Mérida no tempo da Antiguidade, bustos, mosaicos, relíquias e artesanato relacionados com Roma e a sua arte. Chegámos a Campo de Ourique já depois de anoitecer.
Foi muito divertido, valeu a pena!
Vasco Troni | 7.º F
No dia 29 de março, acordámos muito cedo para fazermos a nossa viagem a Mérida com a escola. Ao chegarmos, ficámos maravilhados com a beleza da cidade. De seguida, fomos explorar Mérida e espantámo-nos com a quantidade de vestígios romanos, muitos deles eram monumentos enormes! Ao acabarmos a caminhada, almoçámos numa praça muito acolhedora. Mais tarde, admirámos o anfiteatro e o teatro, que mostravam recordações de um passado distante. Depois do museu, que tinha vestígios romanos, fomos para casa. A viagem foi muito divertida!
Patrícia Bernardo e Mª Luísa Guedes | 7.º H