| Música no coração – Voz de mãe |
Mais um ano, mais um espetáculo fabuloso, mais um sucesso. Tem sido sempre assim, desde que acompanho a Dança&Teatro e o Musicentro a preparar as nossas crianças, a partir da tenra idade, para dançar, cantar, tocar vários instrumentos, apresentar e viver simplesmente a magia do palco.
Tem sido extraordinário seguir o crescimento dos nossos filhos desde os primeiros passos, ainda muito tímidos, as vozes que ainda tremem, os medos, os pequenos erros, as lágrimas…até à altura em que finalmente dominam a ribalta e o público, e se libertam totalmente. Como verdadeiros profissionais. A sensação é sempre excepcional!
Mas não há sucessos ocasionais, ou que dependem da sorte. O «sucesso» ganha-se com muito trabalho, dedicação e sacrifício, de todos: alunos, professores e pais. Mas sobretudo dos alunos, que trocam as suas tardes livres e direito a não fazer nada, pelas inúmeras repetições nos seus ensaios…da mesma canção, do mesmo texto, da mesma coreografia. E não há tempo a perder, porque ninguém quer desapontar o público, desiludir os pais e professores, nos espetáculos do fim do ano escolar. Afinal, mesmo que não se pense nisso, “Repetitio est mater studiorum”.
Acredito que cada criança tem talento para algo, talento habitualmente descoberto pelos pais atentos, e finalmente afinado pela dedicação incondicional destes fantásticos professores. Ou então, o talento descoberto pelos professores, afinado e aperfeiçoado pelos nossos filhos.
O resultado é sempre maravilhoso, e no caso da minha filha Cristina ultrapassou todas as expectativas, minhas e dela. Por esta transformação de uma criança tímida, curiosa e talentosa, numa verdadeira artista, completa e complexa, tenho sem dúvida de agradecer aos professores de Dança, Teatro e do Musicentro. Foram eles que acreditaram e a convenceram de que tudo é possível. Tinham razão.
A aventura começou num «Verão na Broadway», através de um simples desafio da professora Bibi, e continuou mesmo depois de ter terminado o secundário. Foi amor à primeira vista. Cantar, dançar, representar e tocar piano. Viver um sonho, onde tudo é possível.
Apesar de a Cristina estudar numa área de ciências, sempre senti nela este dom subtil de uma artista, tão humilde, sensível e trabalhadora. E para nós, pais, não há melhor sensação do que ver os nossos filhos com um enorme sorriso de satisfação e uma aura de brilho, porque conseguiram comover o público.
Ao ouvir a música dramática do palco e ao ver o cenário de um pesadelo, começamos a sentir arrepios, desconforto, medo, como no último espetáculo de dança. Entramos no mundo da magia, das histórias e lendas, no mundo escuro e oculto, através das coreografias originais e vibrantes.
Mais uma aposta da fantástica professora Bibi, sempre discreta e profissional, que nunca sobe ao palco, mas está sempre por trás de cada um destes eventos únicos. Simplesmente maravilhoso. Espero que a Dança & Teatro e o Musicentro, com todos os professores e sua visão, possa continuar a desenvolver este trabalho nos próximos anos e formar ainda mais músicos, cantoras e cantores, artistas talentosos e brilhantes, para enriquecer a vida dos nossos filhos, a nossa, dos nosso netos e da nossa sociedade.
E já agora, se me permitem, como disse Aristóteles:
“A música é celeste, de natureza divina, e de tal beleza que encanta a alma, e a eleva acima da sua condição.”
Daniela Bokor Rogeiro| mãe da aluna Cristina Rogeiro