| Não temas, estou contigo |

> Seara > | Não temas, estou contigo |

1E de repente o nosso pé volta a pisar o branco chão da entrada, naquele que é considerado por praticamente todos, como o fim do sonho e o início do pesadelo!

Tudo começa novamente e voltamos a ouvir o mesmo: “Sejam bem vindos!”, “ Bom ano!”, “Esforcem-se!”, “Estudem!”, Contudo há algo que ouvimos pela primeira vez, pelo menos diretamente: ”Não temas, Estou contigo”. Com isto pergunto-me o que querem estas palavras dizer. Significará isto que vão deixar de haver pessoas sozinhas no pátio ou que aqueles que são mais rebaixados deixarão de o ser?

Não sei, porque apesar de muitas pessoas saberem que isto acontece, poucos fazem alguma coisa para o contrariar, está claro que não podem ser só os educadores e os funcionários a preocupar-se com este tipo de coisas, a vontade de mudar tem que partir de Nós, dos alunos, já que esta mudança não pode ser encarada como uma Expectativa, mas sim como um Desejo!

Enfim, nesta longa e difícil jornada que vai ser este ano letivo, seria importante que os alunos pudessem exprimir aquilo que pensam (respeitando sempre todos) sem medo de serem repreendidos pois disseram algo com o qual os educadores e funcionários não concordam, como aliás, aconteceu em alguns momentos dos anteriores anos letivos.

Apesar de tudo o que foi referido anteriormente, posso afirmar que esta escola é um Sonho! Um Sonho claro, mas invisível para muitos que não valorizam o facto de estudar aqui. Esta instituição é o Sonho que São João Bosco sonhou para nós, os jovens, é o Sonho que nos faz felizes, que nos permite estudar e aprender, que nos ensina a sonhar com aquilo que fará da Humanidade um lugar melhor. O mais importante é que este Sonho que hoje vivemos nos ensina a olhar para nós e para os outros e a dizer “ Eu amo-me, mas também te amo!”.

Como toda a gente sabe, todos os sonhos têm os seus momentos difíceis, como os seus momentos de glória e de triunfo. O sonho de Dom Bosco não é diferente, mas nós, alunos salesianos somos o triunfo daquele que é considerado o Pai e Mestre dos Jovens e, como tal, lutamos todos os dias para ultrapassar os momentos difíceis, e é isso que espero este ano, que todos tenhamos a capacidade de nos superarmos e que, sobretudo, quando virmos alguém sozinho ou numa posição menos agradável tenhamos a coragem e a capacidade de ir ter com essa pessoa e dizer: “NÃO TEMAS, ESTOU CONTIGO”.

Bernardo Simões | 11 T2