> Seara > NOVELX24

António Martins, Benedita Clarinha e Rosarinho Simões

“Na passada sexta-feira, o auditório 1 foi pequeno para as quase 300 pessoas que quiseram marcar presença no primeiro evento do curso de artes visuais – o NOVELX24.”

Um final de tarde cheio de bem querer e muita qualidade. Muitos antigos alunos do curso, familiares e amigos construíram um “colo” muito confortável para que os nossos finalistas de artes iniciassem um percurso desafiante, mas repleto de momentos significativos.

O projeto NOVELX enquadra-se no âmbito da disciplina de Oficina de Artes e explora novas formas de criar e “investigar” em arte. É um projeto exigente que tem a duração de uma semana, mas que constrói o ritmo certo para todo o ano que agora tem início.

Mais um momento que dá sentido aos 25 anos do curso e que é um bom motivo para todos aqueles que não tiveram oportunidade de marcar presença, o possam fazer num futuro próximo.


25 anos – #artesjuntos

Novelx, um projeto inspirado no Motelx (o festival internacional de cinema de terror), é um projeto realizado todos os anos pelos finalistas do curso de artes. Em grupos de três a quatro participantes, os alunos do 12º A1 realizaram, em apenas uma semana, as suas fotonovelas (filmes que em vez de produzidos com vídeos, são feitos através da junção de várias fotografias).

Esta experiência ajuda os alunos a lidar com a pressão de ter um curto prazo para apresentar um trabalho estruturado e com qualidade. Para além disso reforça a ideia da dinâmica de grupo e de trabalhar em equipa, sendo isto uma premissa para o que lhes espera o resto deste ano letivo.

Este foi o primeiro projeto realizado pelos alunos de artes do 12º ano sendo que foi apresentado na passada sexta-feira no Auditório 1. Com a sala cheia, os finalistas apresentaram os seus 7 projetos. Ta tudo bem, Olhos de Vidro, Banana, Treze, Finestra, Mau Olhado e Instável são os títulos das fotonovelas trabalhadas e exibidas. Estes projetos com variados temas, músicas e fotografias mostram o grande potencial que os alunos do curso têm.

“Na minha opinião, foi um trabalho no qual eu estou bastante orgulhosa pois, apesar das diversas adversidades durante o processo, valeu apena. Todo o processo foi bastante engraçado e são esses os momentos que tornam este primeiro projeto inesquecível.”

No futuro, projetos semelhantes como vídeo-clips e curtas-metragens serão apresentados como projetos mais físicos como exposições e galerias.

Benedita Clarinha e Rosarinho Simões | 12ºA1