| O currículo, a pedagogia e a metáfora da sopa |

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seara_18_01O currículo terá de ser centrado no conhecimento e organizado por áreas específicas. No entanto esta organização do currículo por disciplinas ou áreas, não significa forçosamente fragmentação. Significa sim a necessária e desejada especialização nas diversas áreas, as quais terão de encontrar nas escolas “sabedoria pedagógica”. Para as escolas, como diz Michel Young, “é um problema pedagógico e não curricular”. É nesta dimensão da sabedoria pedagógica que reside não só a “conexão” das várias áreas, como a possibilidade da criação de condições para a verdadeira igualdade de oportunidades. 

Embora centrado no conhecimento, o currículo terá de estar ao serviço da construção de pessoas melhores e de um mundo melhor. A sabedoria pedagógica, entre outros aspetos, tem obrigação de contribuir para a colocação do conhecimento ao serviço da construção de paraísos e não de infernos, uma vez que estes também se constroem com conhecimento. Por outro lado, esta “sabedoria”, não só não pode ignorar, como deve promover explicitamente a singularidade e o potencial de cada indivíduo. 

“Gosto das metáforas para expressar ideias, ainda que saiba que a metáfora ilumina uma parte da realidade e deixa outras partes na penumbra” (Guerra, 2014:13). Dizem os entendidos que o segredo para se confecionar uma boa sopa reside, em primeiro lugar, na qualidade dos ingredientes. Depois, a sabedoria na gestão das quantidades, no tempo de cozedura, temperos, etc. Alguém terá o conhecimento para produzir legumes saborosos e aromáticos, cenouras e batatas de qualidade, boas cebolas e alhos, azeite de exceção. Os especialistas nessas áreas não são forçosamente bons cozinheiros. Estes, no entanto, apesar da sabedoria, nunca conseguirão excelentes resultados na panela, se não tiverem produtos de qualidade. Por outro lado, quem vai consumir a sopa saboreia-a no seu todo, embora nela estejam contidos imensos ingredientes.

É desta forma que encaro o currículo, a sua possível fragmentação e a sabedoria pedagógica. As disciplinas, tal como os vários legumes, não são compartimentos fechados, mas sim contribuições de qualidade, frutos de um conhecimento especializado, para um resultado final que se quer de excelência. Mas a excelência do resultado deve-se também à sabedoria da mistura, das quantidades, dos temperos, das ervas aromáticas e outros segredos que, sendo segredos, não se podem aqui contar.

José Morais