O Pátio dos Números também se associou à comemoração do dia do Pi.
Professores e alunos começaram por recolher cápsulas usadas de uma marca de café para construir um painel alusivo ao dia do Pi.
Depois de recolher as cápsulas retirámos o café e colocámo-las a secar. Por último, foram colocadas num cartão e o resultado final é o que podes ver ao lado.
O cartaz pretende chamar à atenção para a importância que este número tem em incontáveis aplicações práticas das nossas vidas e lembrar que a Matemática é uma ciência que está por todo o lado. Descobri-la é aprender a raciocinar com precisão.
O Dia do Pi é comemorado no dia 4 de março (03/14 na notação norte-americana), por 3,14 ser a aproximação mais conhecida de π. O momento mais aguardado desse dia é à 1:59 porque obtemos o valor de Pi aproximado com cinco casas decimais (π= 3,14159).
O início da comemoração do dia do Pi começou nos Estados Unidos, em 1988, em São Francisco, no Museu Exploratorium Larry Shaw.
Com o passar dos anos, esta comemoração foi ganhando adeptos e hoje é comemorada por professores, alunos e comunidade em geral.
Porque é que do dia do Pi é especial?
Explicado de forma simples, o Pi é um número. Representa-se pela letra grega π e serve para designar a razão entre o comprimento de uma circunferência e o seu diâmetro. Esse valor é sempre igual, independentemente do tamanho da circunferência! A associação do número Pi à letra grega π deve-se ao matemático Leonhard Euler no ano de 1737.
Um pouco de História sobre o número Pi.
Foram muitas as civilizações antigas que tentaram descobrir o valor do pi o mais aproximado possível. Os egípcios chegaram ao valor aproximado de 3,16316. Mais ou menos na mesma altura, os babilónios obtiverem o valor aproximado de 3,1253125. Por volta do séc. III a.C., o grande matemático grego Arquimedes começou por calcular o perímetro de dois hexágonos, um inscrito e outro circunscrito numa circunferência. Ao aumentar o número de lados do polígono, até chegar aos 96 lados, conseguiu uma aproximação para o valor do Pi igual a 3,1423142. Usando a mesma técnica, Ptolomeu com um polígono de 720 lados conseguiu uma estimativa de 3,14163. Mais tarde, por volta do séc. V, os chineses, utilizando um polígono com 3072 lados, conseguiram a estimativa de 3,141593. E assim foram sendo melhoradas as estimativas ao longo dos anos. É de salientar, contudo, que todas estes cálculos eram feitos à mão. Por exemplo, no século XVI, o holandês Ludolph van Ceulen conseguiu obter o valor do Pi com 35 casas decimais. Nessa altura, este tipo de cálculos demorava anos e anos de trabalho intensivo!
Mais recentemente, com o aparecimento dos computadores, já foi possível calcular o valor do Pi com milhões de casas decimais. O número π é um número irracional e, portanto, tem uma dízima infinita não periódica. Utilizando o QR Code, abaixo poderás aceder a uma aplicação onde poderás “viajar no interior da dízima” e encontrar uma data por ti escolhida, como, por exemplo, o teu dia de aniversário.
Experimenta e diverte-te!
Feliz dia do Pi!