“O método de Singapura”

> Seara > “O método de Singapura”

seara-8-singapuraNo passado sábado, dia 30 de novembro, alguns dos professores do 1.º e do 2.º ciclo, estiveram reunidos na nossa escola, para uma formação com o tema “O método de Singapura na matemática do primeiro ciclo”. 

A convite da escola, o professor doutor Carlos Santos aceitou o desafio e organizou uma sessão bastante prática, na qual explorou alguns dos domínios da matemática, com maior ênfase para Números e Operações.

Iniciou a formação explicando a origem deste método e também a forma como é lecionado. Em linhas gerais, o método de Singapura baseia-se, em três fases que vão sendo atingidas no decorrer da escolaridade dos alunos, designadas por CPA. Assim, já desde o jardim de infância e nos primeiros anos de escolaridade, o ponto de partida é o Concreto, posteriormente o Pictórico (utilizando modelos matemáticos) e culmina no raciocínio Abstrato. 

Outro dos aspetos, no qual se centra o método de Singapura, consiste na abordagem intensiva de estratégias de cálculo mental, com recurso à decomposição de números, das mais variadíssimas maneiras, privilegiando-se assim o raciocínio e cálculos mentais com rapidez. Por último, evidenciou a importância do ensino da matemática recorrendo a exemplos práticos, nos quais os alunos consigam entender o seu propósito, permitindo a aquisição de aprendizagens contextualizadas e significativas. Realça-se ainda, a grande diversidade de materiais e estratégias partilhadas, assim como exercícios práticos para utilizar com os alunos em sala de aula. 

Foi um excelente momento para refletir e complementar a nossa prática pedagógica! Ficou apenas a vontade de ver e explorar mais este método, noutros domínios da matemática!

Melissa Conceição | Professora