Na biblioteca da escola esteve patente uma exposição elaborada por uma editora sobre o património. Da visita realizada pelos alunos respigamos algumas opiniões.
O nosso grupo foi à biblioteca e encontrou uma exposição. Encontrámos vários placares sobre muitos assuntos sobre Portugal. Entre os muitos placares, encontrámos um que fala sobre o património artístico. Também observámos sobre o património das danças, festas, rituais e musical. Reparámos num placar sobre o património documental e bibliográfico e sobre dar futuro ao passado, que achámos muito interessante. Para além destes encontrámos outro património imaterial. Vimos outros que não achámos tão interessantes, por isso não falamos neles.
Em Portugal existem diversos patrimónios. Um deles é o património artístico que se refere à arquitetura, à escultura, à pintura, às artes decorativas e outras.
Grupo 3 – 6.º C | HGP
Na biblioteca dos Salesianos de Lisboa, encontrámos uma exposição com diversos placares sobre os patrimónios portugueses tais como: musical, gastronómico, língua, literatura, transporte.
O que nos chamou mais a atenção foi o Património da língua e da literatura, Património Gastronómico e musical.
Grupo 2 – 6.º C | HGP
No nosso grupo, achamos que era uma exposição educativa. Apresenta vários patrimónios de Portugal e a evolução da humanidade. Mostra vários aspetos para Lisboa manter os seus habitantes, como as indústrias, as etares e os meios de transporte.
Achamos que a exposição era interessante por falar de outras culturas e lugares para visitar.
Grupo 4 – 6.º C | HGP
Na biblioteca encontra-se uma exposição sobre o património.
No património da música, podemos encontrar fadistas portugueses como: Maria Severa, Amália rodrigues e mais alguns. O Flamenco é um estilo de música popular fortemente influenciado pela cultura cigana, estando associado à Andaluzia. Em 2010 foi declarado Património Cultural Imaterial da Humanidade pela UNESCO. No património artístico pode considerar-se que fazem parte as seguintes categorias: a arquitetura, escultura, pintura e artes decorativas.
Grupo 5 – 6.º C | HGP
Nós achámos a exposição deveras interessante. Portugal é um país com muita cultura patrimonial. Foi muito apelativa porque foi uma aula que nunca antes tínhamos tido.
Gostámos muito desta experiência e queremos repetir.
António Lemos, Guilherme Medeiros, Bernardo Mota Pinto | 5.º C
A exposição foi muito agradável, pois deu para aprender num ambiente diferente. Achamos que foi uma ótima ideia pôr vários cartazes na biblioteca, sobre Património.
Como achámos muito interessante até fomos lá depois das aulas acabarem. O nosso grupo achou que os cartazes tinham muita informação. Resumindo e concluindo, achámos muito interessante e devíamos fazer isto várias vezes.
Simone, Beatriz, Madalena, Carina | 5.º C
O nosso grupo achou que foi uma forma de aprender sem estar na sala de aula. Foi uma forma de aprender imensas coisas e também divertirmo-nos. Na biblioteca havia vários cartazes, cada um com um tema.
Manuel, Sebastião, Eduardo, Miguel | 5.º C
Adorámos a exposição. Gostamos muito de aprender num sítio diferente. A exposição falava sobre vários patrimónios. A exposição passa-se na biblioteca dos Salesianos de Lisboa. Este é um sítio de muito silêncio e ótimo para estudar. Cada aluno escreveu sobre, mais ou menos, três placares. O professor Frederico Pimenta é que nos levou ao local, na aula de História. Por fim fomo-nos embora para a sala de aula e prosseguimos as aulas. Foi engraçado e queremos repetir.
Salvador e Vasco | 5.º C
Achámos muito interessante. Enriqueceu o nosso conhecimento.
Gostámos da ideia de colocar placares sobre informação de História e Geografia na biblioteca, pois não só serviu para as turmas observarem os cartazes, como toda a gente da escola podia ver. Foi uma ideia muito inovadora que ninguém estava à espera. Foi muito gira e engraçada a nossa experiência.
Maria, Joana, Carolina Caetano, David | 5.º C