O que fizemos e o que sentimos

> Seara > O que fizemos e o que sentimos

HermeSat

O CANSAT Portugal é um concurso de construção e desenvolvimento de microssatélites com a dimensão aproximada de uma lata de refrigerantes.

Estes, após o devido procedimento, são lançados através de rockets da organização até atingirem cerca de 1 km de altitude recolhendo dados de pressão e temperatura. Para além da tarefa da recolha dos dados mencionados, todas as equipas têm de escolher e apresentar
uma missão secundária ao seu critério.

Deste modo, a competição tende a atrair jovens com interesses em todas as áreas, ensinando e aperfeiçoando competências, tais como o desenvolvimento de hardware, software, design gráfico, modelação 3D, soldagem de componentes, etc.

O concurso é avaliado por um júri através de uma primeira apresentação em português, uma segunda apresentação em inglês, um poster, o lançamento, propriamente dito, mas também através de perguntas realizadas ao grupo durante o decurso das diversas tarefas.

A nossa equipa, HermeSat, já tinha concorrido a edições do Cansat Júnior, para estudantes do 3º Ciclo, e também à edição anterior do CANSAT, tendo ganho o prémio “Menção Honrosa”.

Este ano, com o conhecimento adquirido de anos passados, a nossa equipa ambicionou por mais, tendo uma particular atenção a cada pormenor da missão, desde a construção do microssatélite, à coerência científica da missão, mas também ao poster e respetivo logotipo.

Durante 2023, a nossa equipa criou um satélite pequeno sustentável, designado ECO, feito a partir de materiais reciclados ou em segunda mão. Desta forma, pretendeu-se que o ECO recolhesse dados de pressão e temperatura 10 vezes por segundo enviando-os através de antenas para a nossa ground station para uma futura análise e construção de gráficos.

Para além disso, a nossa missão secundária consistia na captura de fotografias aéreas através de uma Go Pro em segunda mão, que foram analisadas por um algoritmo de inteligência artificial, integrado num website, com o objetivo de determinar zonas seguras de aterragem a partir das secções das imagens.

Assim, no dia 30 de abril, a nossa equipa partiu com confiança para a ilha de Santa Maria, nos Açores, para participar, durante os 5 dias, na 11ª edição do Cansat.

Nos primeiros 2 dias, realizámos a nossa primeira apresentação perante os membros do júri, aperfeiçoámos algumas componentes da missão e preparámos o nosso CANSAT para o lançamento que decorreria no dia seguinte.

Após esporádicas horas de sono e muitos litros de café, a nossa missão primária foi concretizada com sucesso, tendo conseguido recuperar não só o nosso satélite mas também todos os dados por ele recolhidos.

De seguida, elaborámos gráficos com base na informação obtida, que, mais tarde, apresentámos perante todas as pessoas que participaram neste evento.

No fim desta grande aventura, é com muito gosto e orgulho que podemos afirmar que somos os vencedores da 11ª edição do CANSAT Portugal. Assim, gostávamos de agradecer a toda a organização do projeto, à nossa Escola, os Salesianos de Lisboa, e, em especial, aos professores que nos desafiaram, ajudaram e incentivaram ao longo deste projeto. Ao professor Rui Costa e Rui Dias, deixamos um grande obrigado.

Por fim, achamos que toda esta experiência que pudemos viver não só nos ajudou a crescer a nível intelectual mas também como pessoas, encarando cada desafio como uma nova oportunidade para crescer. Assim, tal como o lema que nos foi acompanhando ao longo deste ano letivo, avançamos no sonho e gostaríamos de incentivar todos aqueles que tenham um por realizar a segui-lo sem medos, tal como nós o fizemos!

HermeSat