Projeto 8º ano do ano letivo 2019.20
Todos somos missão!
Oceano: Mistérios e Missões
A vida da Terra depende dos oceanos, que nos proporcionam oxigénio, alimento e tesouros biológicos, minerais e até mesmo farmacológicos. No entanto, não paramos de os maltratar; poluindo-os e provocando alterações climáticas (que acarretam o aquecimento global das suas águas e derretem glaciares e calotas polares). Conhecê-los para os proteger é o objetivo do projeto dinamizado pela equipa pedagógica interdisciplinar do 8º ano dos Salesianos de Lisboa.
Oceano – Mistérios e Missões é o tema desse projeto que envolve a participação das disciplinas de Ciências Naturais, Educação Visual, Físico-Química, Geografia, Inglês, História e TIC. A articulação curricular, o tema dos Salesianos para o ano letivo 2019/20 e os valores de cidadania foram os pontos-chave para a escolha do tema.
Link da mensagem do papa face ao tema: https://www.youtube.com/watch?v=4x-NlDpY84E
Todas as ações educativas inerentes ao desenvolvimento de competências nos alunos são objeto de discussão entre os professores. Os projetos interdisciplinares não fogem à regra. No entanto, a experiência do ano transato e o desejo de abraçar novos desafios permitiram à equipa pedagógica interdisciplinar do 8º ano encontrar uma linha orientadora para o desenvolvimento do projeto Oceano – Mistérios e Missões. No início do ano letivo, foram realizadas numa primeira fase, reuniões entre os professores do mesmo grupo disciplinar e, posteriormente, reuniões com toda a equipa envolvida.
A planificação e elaboração de guiões de desafios foram objeto de trabalho, existindo um trabalho colaborativo entre os professores envolvidos. A (re)organização de espaços onde o projeto seria dinamizado foi um dos pontos discutidos, a saber: a sala de aula, o espaço multidisciplinar-pedagógico-diferenciador Alfa, os auditórios, a sala de TIC e até mesmo o átrio da própria escola. Uma multiplicidade de espaços que permitem conferir um dinamismo que os projetos interdisciplinares “obrigam” a ter. Os recursos que visam a utilização das tecnologias da informação e comunicação (plataformas pedagógicas, ferramentas educativas, ipads e telemóveis em sala de aula) tal como os que visam o desenvolvimento de competências artísticas foram também discutidos entre os pares.
Não há uma receita para o desenvolvimento de projetos, todavia existem componentes que poderão fazer a diferença. Recursos diversificados e apelativos são apenas alguns deles. A discussão na turma, a realização de desafios atrativos e de jogos pedagógicos são outras das ações que os alunos têm explorado no desenvolvimento do projeto. Por exemplo, no atual projeto do 8º ano, os alunos exploraram os conteúdos programáticos da disciplina de Ciências Naturais através da análise de um documentário de cariz científico em inglês, registando e partilhando a posteriori em grupo os conhecimentos adquiridos. Foi um grande desafio.
Na disciplina de Geografia, os alunos terão de partilhar os conhecimentos inerentes aos grandes fluxos migratórios do Homem explorados no projeto através de uma apresentação, na qual terão de utilizar ferramentas desenvolvidas na disciplina de TIC. Nas aulas de História, os alunos estão a explorar um guião em grupo através de pesquisas orientadas sobre as principais descobertas marítimas, enaltecendo e partilhando os conhecimentos sobre os grandes navegadores portugueses e os seus feitos, permitindo assim o desenvolvimento das competências da linguagem/textos e da informação e comunicação.
Sabendo que parte da atração das massas de água salgada que cobrem 70 por cento do planeta tem a ver com a sua beleza, é urgente revelar que, por detrás desta “faceta bonita”, existem mistérios escondidos (espécies marinhas, alimentação de uma população mundial e problemas ambientais). Deste modo, as propriedades da água dos diferentes oceanos e os temas inerentes à poluição ambiental são o foco de trabalho nas disciplinas de Físico-Química e Inglês.
Sabemos muito menos sobre os oceanos do que sobre a face oculta da Lua. Desconhecemos e descuramos. Nas disciplinas de TIC e de EV, os alunos irão partilhar que, juntos, podemos fazer a diferença face a esse desconhecimento.
“Uma das vantagens dos projetos interdisciplinares é serem em grupo. Todos partilhamos o que sabemos para aprofundar o conhecimento uns dos outros. O que mais gosto nestas aulas, é o facto de serem aulas mais tranquilas e de passarem mais rapidamente do que as aulas expositivas. Sou da opinião de que a utilização dos ipads e de outras ferramentas como o kahoot nos permitem aprender de uma forma mais divertida e complementam os apontamentos explorados com o professor.”
Maria Guterres | 8ºG
“Para mim, trabalhar em projeto é muito interessante porque é algo diferente do habitual. É não estar sentado a ouvir o professor cada um na sua mesa calado, mas é sim pesquisar, visualizar, registar e juntarmo-nos uns com os outros para obtermos respostas. Para além disto, é sempre mais dinâmico trabalhar com iPads e prepararmo-nos para uma avaliação completamente diferente do habitual. Penso que o facto de fugirmos à rotina e ao método clássico de ensino é bom porque faz com que estejamos mais interessados e com vontade de aprender. Acho este projeto espetacular e muito especial e fico feliz por a nossa escola investir neste tipo de trabalhos e de ensino.”
José Teixeira | 8º C
Todos nós podemos fazer a diferença. Porquê? Porque todos somos missão!
André Ferreira | Professor