| Olimpíadas da Cultura Clássica |

> Seara > | Olimpíadas da Cultura Clássica |

| Olimpíadas da Cultura Clássica |Foi em dia de Festa de Nossa Senhora Auxiliadora que soubemos que, pelo segundo ano, alunas da nossa escola eram distinguidas nas “Olimpíadas da Cultura Clássica”. As alunas do 6.º C Madalena Azevedo, Maria Nobre, Frederica Braga, Inês Pina e Mariana Antunes foram as premiadas. 

A tarde de dia 5 de junho foi, assim, momento de regressarmos aos bancos do Anfiteatro I da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Habituado a outras faixas etárias, este espaço emblemático para todos os estudantes de Letras (e não só!) viu-se repleto de jovens de diversas escolas, respetivos professores e encarregados de educação, naquela que foi a tarde escolhida para a cerimónia solene de entrega dos prémios da segunda edição das Olimpíadas da Cultura Clássica, uma iniciativa desenvolvida em parceria pelo Centro de Estudos Clássicos da Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa e a Rede de Bibliotecas Escolares. 

Na nossa escola, foram vários os alunos que se envolveram e participaram neste projeto, divulgado no âmbito da disciplina de Introdução à Cultura e Línguas Clássicas, tanto na vertente do desafio escrito, como no desafio de artes/multimédia. Lançado em 2017 e destinado aos alunos do ensino básico e secundário, este projeto tem como objetivo aumentar os conhecimentos dos alunos sobre a Cultura Clássica e, sobretudo, levá-los a descobrir a sua presença na atualidade. 

Este ano, “Perseu e Andrómeda”, “Dido e Eneias” e “As Sete Maravilhas do Mundo Antigo” foram os temas escolhidos. Foi com um imenso orgulho que, ao entrarmos no átrio da faculdade, pudemos ver os seus trabalhos expostos naquele local. 
Durante o processo, apercebemo-nos que um dos aspetos que suscitava maior motivação era o facto de o prémio ser entregue na “Universidade” (diziam-no, enfatizando a palavra) e de ser lá que os trabalhos iam ser expostos.

Já sentadas no Anfiteatro I, e intrigadas com o tamanho das mesas (muito pequenas!), as alunas puderam assistir às intervenções do diretor da Faculdade de Letras de Lisboa, Pedro Tamen, de Rodrigo Furtado (diretor do Centro de Estudos Clássicos), Manuela Pargana (coordenadora da Rede de Bibliotecas Escolares), Maria Cristina Pimentel (representante do júri), Arnaldo do Espírito-Santo (diretor da ADFLUL), António Feijó (pró-reitor da Universidade de Lisboa) e João Costa (secretário de Estado da Educação). Presenciaram, ainda, a apresentação pública do programa “Cientificamente Provável”, com as intervenções do Secretário de Estado da Educação, João Costa, e do Secretário de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, João Sobrinho Teixeira. 

Foi uma tarde que teve também direito a um momento musical com a Academia de Amadores de Música e a um momento de teatro proporcionado pelos alunos do Curso Profissional de Artes do Espetáculo da Escola Secundária de D. Pedro V. 
No final, as alunas que acompanhámos (e que já apontavam os temas a ser abordados no próximo ano) estavam felizes e orgulhosas e nós, professoras de uma área apelidada tantas vezes (e erradamente) de “morta”, também.  

As professoras de ICLC 


Testemunhos de alunas

Ontem, dia 5 de junho de 2019, estive na Universidade e gostei muito. Estive presente, pela segunda vez, na Cerimónia da entrega de prémios da segunda edição das Olimpíadas da Cultura Clássica.

Os temas deste ano foram: “Perseu e Andrómeda”; “Dido e Eneias” e “As Sete Maravilhas do Mundo Antigo”. O meu trabalho de “Perseu e Andrómeda” recebeu uma menção honrosa na modalidade de escultura/instalação do desafio de artes/multimédia, da qual, estou muito orgulhosa.

Aproveito para agradecer a dedicação da professora Tânia Figueiredo ao longo destes dois anos, aos Salesianos de Lisboa por proporcionar estas experiências inesquecíveis e apelar à direção do colégio que dê continuidade à disciplina de ICLC no terceiro ciclo.

Madalena Falcão de Azevedo | 6.º C


Gostei muito de realizar o projeto de ICLC para a faculdade com a Maria, a Frederica e a Inês, sobre “Dido e Eneias”. Desde muito cedo gostámos do tema e realizámos o projeto com empenho. 

Fiquei muito contente quando soube que tínhamos ganhado. Adorei ir à Universidade e a entrega de prémios. Gostei das músicas, do teatro e do lanche. Quando fui embora da Universidade fiquei triste, mas também contente pela experiência.

Mariana Antunes | 6.º C