Rosário Vilhena e alunos do 3.º ciclo No dia 9 de novembro, realizaram-se as XLI Olimpíadas Portuguesas de Matemática. Estas provas são disputadas em cinco categorias, destinadas a alunos do 3.º ao 12.º ano, visando essencialmente criar, incentivar e desenvolver o raciocínio Matemático, o treino na resolução de problemas e detetar vocações precoces nesta área do saber. Processam-se em várias etapas – nível de escola, nível local, nível regional e nível nacional – sendo as equipas concorrentes sucessivamente selecionadas até se apurarem as equipas vencedoras que irão representar Portugal em várias provas internacionais. Este ano, mais uma vez, convidámos vários alunos a participar. Rosário Vilhena | Professora Participei nas Olimpíadas de Matemática porque gosto de novos desafios. Esta competição permitiu-me perceber algumas das minhas fragilidades que vou tentar melhorar. Espero poder repetir a experiência para o ano que vem. Henrique Coimbra | 7.ºA Eu gostei muito de participar nas Olimpíadas de Matemática, pois achei a prova fácil e foi uma forma diferente de treinar o meu raciocínio. Tomás Gonçalves | 7.ºC Eu e os meus colegas achámos a experiência divertida, inovadora e competitiva. Quando surgir uma nova oportunidade, voltaremos a participar. Bernardo Martim | 7.ºC Para mim, a experiência das Olimpíadas de Matemática foi totalmente diferente do esperado. Por já ter participado no Canguru Matemático, achei que seria uma experiência semelhante, mas não foi. Gostei bastante da forma como, através da matemática, temos de resolver exercícios complexos que, à primeira vista, parecem tão simples. Agradeço a experiência que me proporcionaram. António Carvalho | 7.º E Gostei muito de participar nas Olimpíadas de Matemática, pois foi uma nova experiência. Há exercícios e problemas muito diferentes e que requerem diferentes tipos de raciocínio, o que nos ajuda a ir mais além. Afonso Pinto | 7.ºG Decidi participar nas Olimpíadas, pois eu e o meu pai sempre fizemos estes problemas juntos e eu queria tentar fazer uma prova sozinha. Foi uma experiência diferente, com problemas desafiantes. Não correu muito bem devido a alguns problemas de interpretação, mas eu gostei do desafio! Benedita Ribeiro | 7.º H Achámos a experiência interessante e desafiadora. Foi um pouco mais difícil do que o Canguru Matemático que fizemos no ano passado, mas mesmo assim gostámos bastante porque estas provas desafiam-nos. Leonor Brás e Manuel Bau | 7.º H Antes das Olimpíadas, estava nervoso, mas feliz por participar. Vários amigos disseram-me que era difícil, no entanto estava confiante. Durante a prova, senti-me confortável com o tempo e considerei as primeiras perguntas bastante fáceis. Por fim, fiquei muito alegre por ter participado e por ter conseguido acabar todos os exercícios. Achei que correu bem! Agradeço muito a oportunidade. Rafael Nunes | 8.º H Adorei a experiência de participar nas Olimpíadas de Matemática. Permitiu-me aplicar muitos dos conhecimentos que adquiri nas aulas e desafiar o meu raciocínio na área da Matemática. Dalila Madeira | 9.ºA Dia 9 de novembro, eu e vários colegas de outras turmas e anos tivemos a oportunidade de nos desafiar na área da Matemática, participando na 1.ª Fase das Olimpíadas. Esta prova tinha vários problemas que nos deram volta à cabeça. Durante o tempo de execução da prova, resolvemos os exercícios com afinco, usando também a criatividade. No fim, já todos fora da sala, partilhámos as nossas respostas, discutindo as várias hipóteses e fomos para casa intrigados com as resoluções que tínhamos inventado. Valeu muito a pena! Manuel Pinto | 9.ºA As Olimpíadas deram-nos a possibilidade de ir mais além. Desafiaram-nos a encarar a Matemática de forma diferente, com uma mente aberta e proporcionaram-nos um desafiante momento de diversão, que, através da Matemática, nos fez desenvolver o nosso raciocínio e a lógica. Isabel Pimentel e Maria Santos | 9.ºB Para mim, participar nas Olimpíadas Portuguesas da Matemática é sempre um desafio! De facto, ao contrário do que acontece nas avaliações escolares, em que a matéria está muito bem definida e os problemas são acessíveis para a quantidade de tempo que nos é dada, nas OPM não. É necessária a utilização de vários conceitos matemáticos diversificados, mas, acima de tudo, o uso do raciocínio lógico e do pensamento crítico. Assim, todos os anos, tento participar nas Olimpíadas porque, mesmo que não passe à fase regional e/ou à nacional, o facto de, ao longo de duas horas, procurar tirar verdadeiro proveito dos meus neurónios e conseguir superar (pelo menos) alguns obstáculos dá-me satisfação mais do que suficiente! Martim Neves | 9.ºC