Vicente Proença Antunes e Henrique Coimbra
Sábado, dia 29 de março, fui às Olimpíadas de Física, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, com o meu colega Vicente Antunes. As provas começaram às 9:45 e, após uma manhã cheia de stress com o limite de tempo e duas perguntas deixadas em branco, acabaram por volta das 12:45. Como deixámos duas perguntas em branco, cerca de vinte por cento da prova da parte teórica, e não tínhamos a certeza se a parte prática estava bem feita, não estávamos à espera de ganhar um prémio.
Após o almoço e uma tarde de atividades organizadas para os participantes e professores que estavam a acompanhar, começou a entrega de prémios. Após a entrega dos prémios de bronze e de prata do escalão A (aquele em que estávamos a participar), já não tinha esperança de ganhar. Como tal, quando o representante da sociedade portuguesa de Física disse o nome da nossa escola, eu nem conseguia acreditar no que estava realmente a acontecer. Ainda surpreendidos, fomos receber o prémio, embora eu não me lembre exatamente de como tudo aconteceu devido a ainda estar um pouco em choque.
No final da entrega de prémios, a professora Inês Matos tirou-nos uma fotografia e assim, após mais alguns momentos juntos antes dos nossos pais chegarem, terminou a fase regional das Olimpíadas de Física.
Henrique Coimbra, 9.ºA
Neste sábado, tiveram lugar as regionais das Olimpíadas de Física, e eu e o meu colega Henrique fomos apurados para participar.
No início da prova, estávamos muito nervosos, no entanto, à medida que o tempo ia passando, fomos conseguindo controlar o nervosismo e dar lugar à concentração na realização dos exercícios.
Apesar das dificuldades que enfrentámos, conseguimos superar os obstáculos e tivemos um bom desempenho. Após uma manhã intensa, na parte da tarde, relaxámos um pouco ao ver um filme sobre o enigma quântico de Einstein enquanto esperávamos ansiosos pelos resultados.
Quando nos chamaram ao palco para receber o prémio, a sensação foi indescritível. Foi um momento de grande surpresa e felicidade, que nos fez perceber que o nosso esforço valeu a pena. Foi muito importante para nós percebermos que nunca podemos desistir dos nossos objetivos, mesmo quando sabemos que as dificuldades podem ser muitas.
Agradeço aos professores que nos ajudaram na preparação destas provas, que nos acompanharam um sábado, e que sempre acreditaram nas nossas capacidades.
Muito obrigado.
Vicente Proença Antunes, 9.ºC