No passado dia 19 de novembro, recebemos no colégio a Prof.ª Dr.ª Assunção Cristas. Veio partilhar com os nossos alunos e educadores a sua experiência política enquanto jovem e mulher.
Gostei muito de ter a oportunidade de “conversar” com a Professora Assunção Cristas, e digo “conversar” porque foi isso mesmo que aconteceu.
Depois de nos contar alguns dos aspetos mais importantes da sua vida, que a direcionaram até à política, a Professora disponibilizou-se para uma longa e enriquecedora sessão de perguntas e respostas, que tanto abordavam temas gerais, como problemas do país com os quais todos se preocupam, como ainda aspetos mais específicos e particulares da sua situação. Um excelente exemplo foi uma questão relativa à sua participação política no lado da oposição e não do lado de quem governa. Assim, foi muito concorrida por todos os alunos que estavam presentes e acredito que a todos há de ter dito pelo menos uma coisa importante para a sua vida.
Pessoalmente, o que mais gostei foi o facto de Assunção Cristas ter reforçado a noção de que a política é um exercício de serviço ao país, e não uma profissão/carreira; que nunca se pode prejudicar e abandonar os estudos em prol da política (por exemplo, nas juventudes partidárias), porque desse modo se perde a independência e liberdade perante o exercício da mesma; e, por último, que nunca se pode abdicar nos nossos valores, por mais ou menos populares que eles sejam.
Espero que possamos ter mais atividades na escola como esta!
Catarina d’Orey | 12.º H1
No âmbito da palestra da Doutora Assunção Cristas, venho manifestar a minha opinião extremamente positiva relativamente à mesma. Considero que os temas abordados foram de extrema relevância e interesse e que a participação nesta atividade foi importante para que todos nós compreendamos melhor a política e o mundo que nos rodeia através do testemunho real e em primeira pessoa de uma importante figura da política portuguesa.
Coloquei uma pergunta relativamente aos maiores desafios qua a política do nosso país enfrenta e a doutora respondeu de forma clara e acessível, elucidando-me relativamente a este tema. Compreendi que alguns dos maiores desafios são a desertificação do interior e a litoralização, as alterações climáticas e a estrutura demográfica do nosso país, com o envelhecimento generalizado da população.
Deste modo, considero que foi uma experiência enriquecedora que deveria, na minha opinião, repetir-se sempre que possível.
Luísa Almeida Dias | 10.º H1
Na passada segunda-feira, Assunção Cristas deu uma palestra na escola Salesianos de Lisboa no âmbito do tema “Jovens e mulheres na política”. Na minha opinião, foi capaz de desenvolver o seguinte tema de forma clara, dando também a sua opinião sobre vários temas propostos pelos alunos.
Para além disso, ao falar sobre a sua vida escolar e universitária, Assunção Cristas deu-nos a entender a importância da educação e dos nossos sonhos ao longo da nossa vida.
Por fim, foi também capaz de servir de inspiração para todos nós, sendo um exemplo de determinação.
Mariana Carneiro | 12.º H1