Rodrigo Pinto e Rui Madeira
No âmbito do projeto de Cidadania e Desenvolvimento do 7.ºG decorreu uma palestra sobre Neurociências e Saúde Mental, a qual contou com a participação de Pedro Garcia da Silva, coordenador de pesquisa e desenvolvimento e neurocientista (Fundação Champalimaud), e João Garcia, alpinista. A estes convidados especiais, juntaram-se a psicóloga residente Leonor Rato e dois alunos do 7.ºG que dinamizaram a conversa.
Projeto de Cidadania e Desenvolvimento 7.º G
Tratou-se de uma conversa integradora de diferentes saberes, tendo em vista promover uma melhor compreensão da Saúde Mental, em particular do seu impacto no bem-estar de cada um de nós: o efeito positivo e reforçado se associado à saúde física e o efeito negativo decorrente de uma doença mental, até neurológico.
No final, deixaram alguns conselhos no sentido da promoção da Saúde Mental, pois à pergunta “Nós não podemos fazer nada para evitar uma doença mental nem ajudar uma pessoa que padeça de tal doença?”, a resposta é “Falso”.
Professor Rui Madeira

No seguimento de uma visita feita por alunos da turma G do 7.º ano, no âmbito do projeto de turma da disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, que pretende alertar para a importância da saúde mental, foi feito um convite para a realização de uma “Conversa sobre Saúde Mental” ao neurocientista Pedro Garcia da Silva, Coordenador de Pesquisa e Desenvolvimento em Neurociência da Fundação Champalimaud, ao alpinista João Garcia, 10.º alpinista no Mundo a conseguir a proeza de escalar todas as 14 montanhas com mais de 8000m sem o auxilio de oxigénio artificial nem carregadores de altitude e a técnica Leonor Rato, psicóloga do Departamento de Psicologia e Educação Especial dos Salesianos de Lisboa. Este painel de convidados abordou a importância da investigação nesta área da saúde devido ao aumento da esperança média de vida e consequente aumento das doenças neurodegenerativas, falou sobre o papel que a resiliência e a motivação pessoal têm na superação de desafios, de onde se destaca a importância da saúde mental em situações extremas e a perceber como é que a gestão emocional, a resolução de conflitos e o autocontrole ajudam em problemas como a ansiedade ou o bullying, que afetam tantos os nossos jovens e têm ligação direta com a sua saúde mental. A moderação da conversa esteve a cargo de dois alunos da turma, Madalena Carvalho e Rodrigo Pinto, que recolheram algumas das perguntas feitas aos restantes colegas de turma. Outros alunos houve que colaboraram na recolha de informação sobre os convidados, na apresentação dos mesmos, no início da conversa e na entrega de lembranças e agradecimento no final. A próxima “Conversa sobre Saúde Mental” está marcada para o próximo dia 19 de março, na Festa de S. José.
Rodrigo Pinto, 7.ºG