| Para além do TPC |

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1Mãe de duas filhas. Uma no 5º, outra no 8º ano. Orgulho. Duas alunas excelentes. A mais nova adora piano e tem uma carga horária de cinco horas semanais na escola de música. Claríssima a importância de estudar música! Para ela e para todos os que vivem lá em casa. A música é mais alguém que vive diariamente com esta família. Companhia que tranquiliza, inspira, e, por vezes, também tem a capacidade de aborrecer.

– Tantos trabalhos de casa! Porquê tantos trabalhos de casa? Fazem-nos sempre, e todos, porque as minhas filhas são alunas cumpridoras e desejam muito continuar a pertencer aos quadros de valor e excelência. Não sei, Sr. diretor, se as vou continuar a incentivar a fazer tantos trabalhos de casa. Sinceramente duvido que aprendam muito enquanto os estão a realizar e, sobretudo, ficam sem tempo para mais nada. E há tanto que elas podem e gostam de fazer!

Naturalmente a conversa centra-se nos trabalhos de casa para todos e nos trabalhos de casa para cada um. A importância da diferenciação não só na sala de aula, mas também nas tarefas que se recomendam para casa. É um discurso pobre, aquele que rotula os famosos TPC de muitos ou poucos, sem ter em consideração cada pessoa e o seu contexto. Neste caso concreto, como em tantos outros, é fundamental que os professores tenham lentes para ver quanto, quando e o que devem pedir a cada um dos seus alunos.

José Morais | Diretor Pedagógico