> Seara > Paris

seara-17-parisNo dia seguinte ao regresso de Paris, vimos agradecer aos professores e a todo o colégio a fantástica viagem que proporcionaram aos alunos de Francês do 9.º ano e em especial ao nosso filho. O Pedro vem radiante com a oportunidade de ter conhecido Paris e com a fantástica experiência de ter partilhado essa aventura com os seus amigos e professores na sua primeira viagem ao estrangeiro sem os pais por perto. 
Sabemos que o colégio pôs um enorme empenho nesta viagem e que os professores têm uma árdua tarefa em acompanhar mais de 150 crianças nestes dias. 
Por isso tudo, e por terem conseguido que estes alunos tenham vivido esta experiência com enorme alegria e ao mesmo tempo sentido de responsabilidade, muito obrigada.
Espero que descansem estes dias de carnaval.

Pais do aluno Pedro Barros | 9ºA

A viagem a Paris é algo que nos deixa entusiasmados e nos causa borboletas na barriga desde o primeiro dia de aulas do sétimo ano e, por isso, as expectativas eram altas! Já me imaginava a contemplar Paris no topo da Torre Eiffel, a andar em todas as montanhas-russas da Disney e a apreciar quadros que, até então, só em livros tinha visto. O que eu não podia imaginar é que ia viver momentos tão felizes que nunca me sairiam da memória! De facto, a viagem ultrapassou por completo as expectativas que tinha! 
As várias atividades que fizemos foram todas muito interessantes e permitiram-nos perceber melhor o que é a verdadeira alegria e espírito de união do 9ºA. A subida à Torre Eiffel, no dia posterior à chegada, onde pudemos ver as ruas paralelas e perpendiculares e as casas com varandas detalhadas, a visita aos museus d’Orsay e do Louvre – com quadros, estátuas e tantas outras obras apaixonantes, o dia passado na Disney, em que tivemos muita liberdade e diversão ilimitada, e o peddypaper pelos Champs-Élysées foram os momentos que mais me marcaram enquanto aluna e “turista”.
Na minha opinião, esta foi uma viagem que, apesar de ter apenas cinco dias, nos ficará gravada na memória para o resto da vida porque sentimos e experienciámos emoções e momentos de que só se ouve falar nos filmes!
Com a partida no dia 18 de fevereiro, começou uma viagem inesquecível que nos levou a conhecer os recantos da “cidade do amor”, a fortalecer as relações entre todos e a fazer novas amizades e quando, no dia 22 de fevereiro, chegámos, éramos pessoas diferentes, com histórias para contar, mais ricas em experiências e afetos!  

Joana Amaral | 9.ºA

Quando, futuramente, pensarmos em viajar para Paris, lembrar-nos-emos da inesquecível viagem que fizemos no nosso 9.º ano. Durante a viagem, tivemos de tudo! Desde a primeira noite no hotel, em que houve jogos de polícias e ladrões entre professores e alunos, pessoas a fugirem de algumas diversões na Disney devido ao medo, a corrida desde o Arco do Triunfo até ao Louvre, o chá da meia-noite, a reunião de pijamas na receção com o Professor Max e muitos mais momentos memoráveis que fizeram com que esta viagem fosse a melhor viagem que já fizemos.
Todas estas lembranças nos acompanharão ao longo da vida.

Eduardo Ruas | 9.ºA

Finalmente, foi dia 18 de fevereiro de 2020. O dia da viagem por que todos nós, alunos de Francês, tanto ansiámos! 
Pessoalmente, não quis planear nem imaginar a grande semana em Paris, a cidade das luzes e do amor, para ser mais emocionante e nada correr fora do previsto. Deixei que o tempo me mostrasse o que o futuro me havia reservado e não me arrependo! Atrevo-me a dizer, sem pensar duas vezes, que esta foi a MELHOR viagem da minha vida, mesmo sabendo que ainda terei muitas pela frente. Não só pelo facto de estar a visitar um país lindíssimo, mas, principalmente, por poder fazê-lo com os meus melhores amigos, as pessoas que dão cor à minha vida! Sinto que os momentos que passei com os meus colegas foram muito bons. Descobri o quão unidas são as várias turmas e percebi melhor o valor da amizade.
A minha parceira de quarto era a Constança, da turma C, a minha melhor amiga e “mãe em Paris”, já que estava sempre a definir os meus horários. “Temos de acordar às seis e dez para tomares banho e, às sete e vinte e cinco, temos de estar lá em baixo para sermos as primeiras às sete e trinta!”, dizia ela, e lá estávamos nós, bem cedinho, a comer o nosso croissant e a ver os rapazes a chegar meio adormecidos. 
Resumindo, vivi um sonho. É impossível passar para este papel a forma como eu vi e senti aquela semana. Aproveitei cada momento ao máximo desde que pus os pés no avião até beijar os meus pais, e não me arrependo de nada!
Como a minha avó do coração diz, “Paris, c´est toujours Paris!”. Já estou a morrer de saudades!

Maria Monteiro | 9.ºA

No momento da partida para Paris, a ansiedade e o entusiasmo foram os sentimentos dominantes. Todos sabíamos que ia ser uma viagem memorável!
A chegada à cidade da luz com um grupo tão vasto de colegas e professores foi emocionante e as expectativas aumentaram.  
Durante a nossa estadia, vimos e visitámos vários monumentos únicos daquela rica cidade. Fomos até ao topo da Torre Eiffel, onde desfrutámos da incrível vista de Paris, e visitámos diversos museus, incluindo o Museu do Louvre e o Museu D’Orsay, onde conhecemos melhor a cultura da capital francesa. Também tivemos oportunidade de passear nos Champs Élysées e em Montmartre. Todos os dias foram surpreendentes, mas a visita à Eurodisney foi o dia de eleição, toda a gente se divertiu.
Contudo, esta viagem não se fazia sem o incansável apoio dos professores. Eles tiveram sempre o cuidado de se preocupar com o nosso bem-estar, ajudando-nos no que precisássemos.
Foi uma viagem extraordinária! Enriqueceu-nos culturalmente, visitámos uma das mais belas cidades europeias e melhorou a relação que temos com os nossos colegas e professores. Muitos momentos inesquecíveis ficarão na nossa memória para sempre!

Miguel Maia | 9ºC

Mais um ano, os alunos do 9º de francês deslocaram-se a Paris para realizarem a sua viagem de finalistas do 3º ciclo. A viagem a Paris era um dos acontecimentos mais esperados desde que soube da sua existência no 5ºano. As expectativas eram altas, obviamente, mas estas foram excedidas durante a viagem.

Nesta viagem, houve muitas memórias que não iremos esquecer por muito tempo. Desde visitarmos a Torre Eiffel até ao Museu do Chocolate, foram tudo experiências que nos deram asas para crescer e alargar o nosso nível de conhecimento. Penso também que esta aventura nos aproximou e nos fez mais atentos com os outros, promovendo o espírito de equipa.
Na minha opinião, o dia que mais me marcou foi o dia da Disney, pois acho que houve um momento de descontração e divertimento total. Por outro lado, penso que a estadia se devia prolongar por mais uns dias. O ambiente entre alunos e professores e outras turmas era ótimo, o que tornou a viagem espetacular. Esta viagem aproximou-nos ainda mais. Resumindo, foi uma vivência em que o que mais se viu foram sorrisos e um conjunto de jovens que no atual momento dava tudo para voltar.

Ana Sofia Aguiar, José Albino e Francisco Mendonça | 9ºD

Ao longo do 3º. Ciclo, a tão esperada viagem a Paris parecia sempre longínqua, talvez até irreal. Sempre acreditámos que seria um momento incrível e memorável, pelo que, no momento da partida, a alegria e a euforia eram gerais.
Com uma surpreendente organização, os nossos professores fizeram com que, desde logo, a chegada a Paris fosse uma experiência agradável. Sem eles, não teria sido possível concretizar esta viagem porque foram os professores que nos apoiaram e garantiram a nossa segurança até ao fim da viagem.
Ao longo destes quatro dias de visita a Paris, pudemos contactar com a cultura francesa, apreciando a belíssima arquitetura parisiense, assim como muitas das suas obras de arte e a sua gastronomia. Visitámos a Torre Eiffel, os museus d’Orsay, do Louvre e do Chocolate, o Stade de France e passeámos, em modo de peddypaper, pelos Champs-Elysées, passando também pelo Arc du Triomphe. No geral – e como era de esperar – o dia que mais agradou aos alunos de Francês foi quarta-feira, dia que passámos inteiramente a absorver a magia do Parque Disneyland.
Definitivamente, valeu a pena! Foi uma das melhores experiências que esta Escola nos proporcionou! Ficará, certamente, na memória de todos nós, alunos de Francês do 9º ano de 2019/2020 dos Salesianos de Lisboa.

Carolina McVey, Leonor Horta e Madalena Correia | 9ºE