Participação Salesiana na Cimeira da Segurança

> Seara > Participação Salesiana na Cimeira da Segurança

Rita Gallo

Na passada sexta-feira, tive a oportunidade de participar na Cimeira da Segurança, um evento organizado pelo Instituto de Estudos Políticos (IEP) da Universidade Católica Portuguesa. Ao longo do dia, estive na companhia de outras três alunas dos Salesianos de Lisboa (Carlota Fernandes, Joana Teixeira e Leonor Calvão Silva) e da Professora Celeste Vinhas.

Para contextualizar, a conferência tinha como objetivo, por um lado, aproximar os estudantes do ensino secundário do ambiente universitário. Por outro lado, incentivá-los a pensar sobre as ameaças globais emergentes e a importância do fortalecimento da segurança coletiva na atualidade, através da simulação de uma cimeira da NATO (North Altlantic Treaty Organization/Organização do Tratado do Atlântico Norte).

No início do evento, assistimos a uma sessão de abertura, onde discursaram Ana Isabel Xavier, a atual Secretária de Estado da Defesa Nacional, e Manuel Poêjo Torres, aluno de doutoramento do IEP e comentador político. Também tivemos a oportunidade de apresentar a nossa Declaração de Estado em representação do Reino Unido, país que nos foi atribuído para esta simulação.

De seguida, cada uma das minhas colegas foi encaminhada para uma comissão, que se prolongou pelo resto do dia, tendo tido a oportunidade de debater informalmente diversos temas, considerando os interesses do Reino Unido. No meu caso, por ser jornalista, tive a possibilidade de circular pelas salas e ouvir um pouco de cada discussão, com o objetivo final de redigir um artigo jornalístico. Estas comissões tratavam de diversos assuntos, tais como: segurança e armamento nuclear, fronteiras da NATO e defesa do Báltico no contexto de guerra na Ucrânia, economia e indústria de defesa, sendo que cada uma tinha o intuito de elaborar uma moção com propostas, para posteriormente ser votada.

Durante o evento, também conhecemos melhor a faculdade com a ajuda de uma aluna da licenciatura de ciência política e relações internacionais do IEP, que nos acompanhou ao longo do dia, e assistimos a uma aula aberta com um professor da faculdade. Acabámos a cimeira na sessão de encerramento, onde teve lugar a votação das moções preparadas por cada comissão e até houve um desafio surpresa de última hora que promovia a cooperação entre todas as escolas presentes, de modo a acabar o dia de grande aprendizagem de uma forma descontraída e divertida.

Por último, não poderia deixar de destacar a possibilidade única proporcionada pelo IEP: conhecer o Embaixador do Reino Unido. Além disso, assinalo o sucesso da Cimeira da Segurança, que nos deu a oportunidade singular de adquirirmos novos conhecimentos num ambiente diferente e muito dinâmico.

Rita Gallo, 12.º H1